Em 324 anos, será a 1ª vez que a Festa de Nossa Senhora do Carmo não terá procissão

Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, sofreu alterações por conta da pandemia

CATOLICISMO
Em 324 anos, será a 1ª vez que a Festa de Nossa Senhora do Carmo não terá procissão

Pandemia alterou a festa da padroeira do Recife - Foto: Isa Maria/ TV Jornal

Há 324 anos, o Recife celebra a sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, em 2020 será a primeira vez que não haverá procissão. As celebrações eucarísticas, realizadas na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, tem início dia 6 de julho e sofreu diversas adaptações.

A imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar exposta em um altar na entrada da igreja no dia 16, data comemorativa da santa.

O tema da festa deste ano é “Senhora do Carmo, saúde dos enfermos”. O lema é “Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu! Pede à Mãe do Carmelo que cuide de todos os infectados pela covid-19”.

Um número do WhatsApp vai ser disponibilizado para que os fiéis que quiserem participar da abertura, novenário, véspera solene e encerramento, possam fazer o seu cadastro. O número do whatsapp é o (81) 99723-9140. A medida é necessária para controle da paróquia, como explicou o reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre.

Para as demais missas, a entrada irá ocorrer por ordem de chegada. O acesso dos devotos vai ser restritamente acompanhado, como explica o Frei Rosenildo.

Outras alterações também fazem parte do processo, como o número de celebrações que passou de 100 para 55 e de pessoas no local que foi reduzido a 25.

Cultura 

A programação cultural da Festa de Nossa Senhora do Carmo também sofreu mudanças. Os shows, que antes aconteciam no Pátio do Carmo, passam a ser realizados por lives em horários específicos.

Mesmo com todas essas modificações devido à pandemia, Frei Rosenildo fala em esperanças e confiança.

As missas e solenidades vão ser transmitidas pelo Facebook e Youtube da TV do Carmelo e Instagram da Basílica do Carmo Recife.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.