Especialista explica potencial pandêmico de novo vírus descoberto na China

Novo vírus da gripe foi descoberto em porcos e há chances de ser transmitido para seres humanos

SAúDE
Especialista explica potencial pandêmico de novo vírus descoberto na China

Vírus foi encontrado em porcos na China - Foto: Foto: Thiago Gomes/ SUSIPE

Pesquisadores descobriram recentemente um novo vírus da gripe em porcos, na China, com potencial de provocar uma nova pandemia.

A nova linhagem do vírus influenza, chamado de G4 EA H1N1, tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, segundo os pesquisadores. Em entrevista ao Rádio Livre desta terça-feira (30) o doutor em ciências biológicas Marx lima explicou o que significa o potencial pandêmico identificado no novo vírus.

“Quando a gente diz que um vírus ou um organismo, tem um potencial pandêmico, quer dizer que ele tem certas características que já vimos em outras pandemias. Neste caso, em específico, primeiro que é um vírus de porco, e a gente tem que lembrar que oo H1N1, da pandemia de 2009, era um vírus de porco, que saltou para humanos. E os cientistas avaliaram que ele tem potencial para infectar células respiratórias em laboratório, in vitro, em ambiente controlado [porque] foi capaz de infectar furões, animais que têm o aparelho respiratório relativamente parecido com o nosso”, afirmou o especialista.

Confira a entrevista na íntegra:

 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.