Pandemia

Covid-19: Pernambuco ultrapassa 5 mil mortes pela doença

Os dados foram divulgados neste sábado (04) pela Secretaria Estadual de Saúde

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 04/07/2020 às 12:18
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste sábado (04), 1.095 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 894 (82%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Outros 201 (18%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Agora, Pernambuco totaliza 63.457 casos já confirmados, sendo 20.109 graves e 43.348 leves.

Óbitos

Também foram confirmados 48 óbitos, ocorridos desde o dia 25 de abril. Com isso, o Estado totaliza 5.116 mortes pela doença.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.