DESRESPEITO

População ignora pandemia do coronavírus e se aglomera em Jaboatão

Um morador registrou várias pessoas se divertindo

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/07/2020 às 13:34
Cortersia
FOTO: Cortersia

Apesar do retorno gradativo das atividades em Pernambuco, os tempos da pandemia do novo coronavírus ainda não terminaram. Devido a isso, a TV Jornal recebeu, na tarde deste sábado (4), uma denúncia de um morador sobre aglomeração na entrada do condomínio Reserva Vila Natal, localizado no bairro de Engenho Velho, em Jaboatão. Na imagem e no vídeo enviado, é possível observar várias pessoas se divertindo.

De acordo com o morador, de quinta à domingo vários comércios ilegais são colocados na entrada do condomínio, o que reúne muitas pessoas que chegam a fazer uso de som alto e estacionam carros de forma irregular. Ele também falou que a polícia foi acionada e fez uma intervenção no local, porém, eles se deslocaram por ser uma área pública. Além disso, ele lembrou que a cobrança seria da prefeitura.

"Não é a primeira vez. Antes da pandemia já estava acontecendo isso, porém eu sentir que agora intensificou ainda mais. A concentração maior é aqui. A Polícia sempre vem, dispensam eles e depois voltam. Acho um desrespeito com o próximo", relatou.

>>Agreste de Pernambuco: Limoeiro afere temperatura de passageiros e higieniza carros que entram na cidade

>>Transporte público registra aglomeração no 1° dia de retomada das atividades não essenciais no Grande Recife

Preocupado

O morador também se diz preocupado pelo aumento da contaminação do vírus, além da própria segurança dos familiares e dos moradores do condomínio.

"É como se vivessem um mundo a parte, as pessoas fazem vista grossa. Não ligam para nada. Me sinto preocupada e apreensiva, principalmente em relação à segurança da saúde. Com essas aglomerações, a probabilidade é que comece a aumentar a quantidade de pessoas infectadas. É um absurdo", expressou.

Boletim

De acordo com o último boletim apresentado pela SES-PE nessa sexta-feira (4), a cidade de Jaboatão dos Guararapes está à frente no número de casos em relação a cidade do Recife. Ao todo, Jaboatão confirmou 610 casos confirmados, sendo 575 internados em enfermaria e 55 em UTI. Além disso, também foram confirmados 13 novos óbitos pelo coronavírus. Já no Recife, foi confirmado 586 casos.

WhatsApp da TV Jornal

A TV Jornal está disponibilizando um número de WhatsApp para concentrar todas as sugestões de pauta e denúncias dos telespectadores. Se você quiser mandar alguma foto ou vídeo para a nossa produção, pode enviar mensagens a qualquer hora do dia. Elas serão avaliadas e entraremos em contato.

Se for fazer alguma denúncia, é importante mandar fotos e vídeos, se possível. Para enviar tanto as fotos quanto os vídeos, é ideal que ambos sejam feitos com o celular na posição deitada, a não ser que seja necessário fazer de outra forma. O número do WhatsApp da TV Jornal é 9 9168-0167.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.