Celebração

Festa de Nossa Senhora do Carmo começa nesta segunda-feira no Recife

Comemorações vão até quinta-feira (16), data oficial da padroeira do Recife

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 13/07/2020 às 9:02
Isa Maria/ TV Jornal
FOTO: Isa Maria/ TV Jornal

A programação cultural da festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, começou na manhã desta segunda-feira (13) com uma missa celebrada na Basílica do Carmo localizada na Avenida Dantas Barreto, no centro da cidade. As próximas celebrações do dia acontecem às 10h, às 12h e, por fim, no horário da tarde, às 15h. No restante da semana até a véspera da festa (15), as santas missas também serão rezadas nesses horários.

Este ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo está em um altar que foi montado em frente à porta principal do templo.

Por causa da pandemia da covid-19, a Basílica do Carmo segue as orientações das autoridades sanitárias. Entre as medidas de prevenção à doença, estão a redução em 30% do público em cada missa, a higienização dos bancos e dos pisos após cada cerimônia, o uso do álcool em gel, oferecido na entrada da igreja, e o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que entram no local.

Na primeira missa do dia, a igreja atingiu a capacidade máxima de fiéis, por isso muitos deles acompanharam a cerimônia do lado de fora, ouvindo o sermão do Frei Miro, responsável por conduzir a celebração.

Às 19h, acontecem as comemorações do novenário até o próximo dia 14. E, no dia 15 de julho, ocorrerá a cerimônia conhecida como vésperas solenes (oração litúrgica e canônica da igreja celebrada após o entardecer. Significa o dia que antecede a festa e é solene pelo motivo de ser celebrada solenemente).

As celebrações também contarão com apresentações artísticas e culturais que ocorrem durante a semana, sempre às 21h. As lives podem ser acompanhadas através do YouTube, Facebook e Instagram. Hoje, quem irá se apresentar é Dudu do Acordeon. Já na terça-feira, a festa será comandada por Irah Caldeira, e, na quarta-feira, será o Padre Damião Silva.

No dia 16, quinta-feira, data oficial dedicada a Nossa Senhora do Carmo as Santas Missas vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Logo em seguida, mais duas missas vão ser celebradas, às 12h e 15h.

Para participar presencialmente das celebrações do novenário e da cerimônia vésperas solenes, celebradas às 19h, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do WhatsApp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723.9140.

Ouça na reportagem de Isa Maria: