Política

Morre Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, aos 89 anos no Recife

Político também foi prefeito da cidade de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco e teve mandados como deputado estadual e federal

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 15/07/2020 às 8:21
Guga Matos/Acervo JC  Imagem
FOTO: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Morreu, às 4h desta quarta-feira (15), o político Severino Cavalcanti, aos 89 anos, no apartamento da família, no Recife. Ele lutava contra problemas cardíacos e diabetes.

Cavalcanti foi prefeito do município de João Alfredo, no Agreste pernambucano, por duas duas vezes, além de deputado estadual por sete mandatos consecutivos e deputado federal por três mandatos consecutivos, chegando em um deles a presidir a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Leia também: Severino Cavalcanti internado com insuficiência respiratória

O sepultamento será realizado nesta tarde, a partir das 16h, no Cemitério de São José, em João Alfredo.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, não haverá velório. A família, em entendimento com a gestão municipal, decidiu por um cortejo saindo da entrada da cidade, passando pelos prédios da prefeitura e câmara, e seguindo para o cemitério local.

A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana, decretou luto oficial na cidade por três dias.

Ouça a notícia da morte de Severino Cavalcanti:

Por meio de nota, o governador de Pernambuco Paulo Câmara lamentou o falecimento de Cavalcanti. Confira a nota na íntegra:

A morte do ex-deputado Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política de Pernambuco. Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos.

Também por nota, o presidente do Partido Progressista em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, lamentou a morte de Severino Cavalcanti, que foi presidente de honra do PP no estado.

"O presidente do Partido Progressista em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte, lamenta profundamente, em nome de todos os membros do partido, a morte do ex-deputado federal Severino Cavalcanti.

Defensor da democracia, Severino Cavalcante foi prefeito de João Alfredo, deputado estadual por sete mandatos consecutivos, eleito três vezes deputado federal; onde foi eleito presidente da Casa; e presidente de honra do PP em Pernambuco.

Nos solidarizamos à família e amigos, especialmente à viúva Dona Amélia, aos filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, aos netos e ao povo de João Alfredo, que ele tanto amou."