Saúde

Recife disponibiliza testes de covid-19 em 24 unidades de saúde

Todos os recifenses que apresentarem sintomas relacionados a gripe podem ser testados

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 15/07/2020 às 11:44
Divulgação/Serra Talhada
FOTO: Divulgação/Serra Talhada

Um dia após o Governo do Estado, anunciar a universalização dos testes para detecção da covid-19 em Pernambuco, que agora poderão ser feitos por todas as pessoas com sintomas gripais, a Prefeitura do Recife divulgou a ampliação da quantidade de locais que disponibilizam testagem na rede municipal de saúde. Na manhã desta quarta-feira (15), foram anunciadas pelo Prefeito Geraldo Julio (PSB) 24 unidades de saúde que realizam o exame para detecção do novo coronavírus. Para ter acesso aos exames, os recifenses podem usar, preferencialmente, o aplicativo Atende em Casa, ou diretamente nas Unidades de Saúde.

Os testes podem ser agendados pelo aplicativo Atende em Casa, onde o usuário vai escolher o local, a data e o horário do exame, de acordo com a disponibilidade. Pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br, o recifense com sintomas de gripe/covid-19 poderá marcar para fazer o teste em uma das 20 unidades de referência da Atenção Básica para atendimento a pacientes com suspeita de covid-19. O paciente só deve se dirigir até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendado. Caso ele tenha sinais de alerta de gravidade, os médicos e enfermeiros que fazem a teleorientação pelo Atende em Casa também podem sugerir que ele procure logo uma das unidades para uma consulta.

As policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, Arnaldo Marques, no Ibura, e Agamenon Magalhães, em Afogados, também estão realizando os testes nos pacientes com suspeita de covid-19 atendidos nas emergências (serviço de pronto atendimento). A lista completa dos locais de testagem pode ser conferida no site da PCR (www.recife.pe.gov.br).

Teste RT-PCR


O teste do tipo RT-PCR deve ser coletado, preferencialmente, até o sétimo dia de início dos sintomas - podendo ser feito até o décimo dia, quando a pessoa ainda estiver sintomática. Já a realização do teste rápido é recomendada após sete dias completos do início dos sintomas e depois de, no mínimo, três dias sem sintomas.