Coronavírus

Recife totaliza 20 mil recuperados da covid-19

A capital de Pernambuco atingou a marca de 20 mil pessoas recuperadas da covid-19 após 2 meses seguidos de queda

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 20/07/2020 às 12:52
Divulgação
FOTO: Divulgação

Após dois meses seguidos de queda nos indicadores da pandemia, a cidade do Recife, capital pernambucana, ultrapassou a marca de 20 mil pacientes recuperados da covid-19. Em anúncio realizado na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito Geraldo Júlio (PSB) agradeceu aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente da luta contra o coronavírus.Ele também pediu para a população manter os cuidados preventivos, porque a pandemia ainda não acabou.

“Chegamos a 20 mil recuperados da covid-19 no Recife. São pessoas que já tiveram a doença e estão curadas. Quero agradecer o esforço de todos os recifenses e de todos que estão trabalhando no enfrentamento à pandemia. Como registramos semana passada, a contaminação está em queda há mais de 60 dias na nossa cidade, mas a pandemia ainda não acabou em lugar nenhum no mundo”, disse o prefeito.

O prefeito alertou ainda que a cada etapa de reabertura, a prevenção ganha ainda mais importância. “A palavra que deve orientar o comportamento de todos é a prevenção: o uso obrigatório da máscara; sempre que possível manter a distância uns dos outros e utilizar o álcool 70% para limpar as mãos”, pediu o gestor, ao lembrar que, nesta segunda, as academias voltam a funcionar e os restaurantes, bares e lanchonetes voltam a receber público.

Como prevenir o coronavírus?


O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.