Coronavírus

Recife totaliza 20 mil recuperados da covid-19


A capital de Pernambuco atingou a marca de 20 mil pessoas recuperadas da covid-19 após 2 meses seguidos de queda

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 20/07/2020 às 12:52
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

Após dois meses seguidos de queda nos indicadores da pandemia, a cidade do Recife, capital pernambucana, ultrapassou a marca de 20 mil pacientes recuperados da covid-19. Em anúncio realizado na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito Geraldo Júlio (PSB) agradeceu aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente da luta contra o coronavírus.Ele também pediu para a população manter os cuidados preventivos, porque a pandemia ainda não acabou.

“Chegamos a 20 mil recuperados da covid-19 no Recife. São pessoas que já tiveram a doença e estão curadas. Quero agradecer o esforço de todos os recifenses e de todos que estão trabalhando no enfrentamento à pandemia. Como registramos semana passada, a contaminação está em queda há mais de 60 dias na nossa cidade, mas a pandemia ainda não acabou em lugar nenhum no mundo”, disse o prefeito.

O prefeito alertou ainda que a cada etapa de reabertura, a prevenção ganha ainda mais importância. “A palavra que deve orientar o comportamento de todos é a prevenção: o uso obrigatório da máscara; sempre que possível manter a distância uns dos outros e utilizar o álcool 70% para limpar as mãos”, pediu o gestor, ao lembrar que, nesta segunda, as academias voltam a funcionar e os restaurantes, bares e lanchonetes voltam a receber público.

Como prevenir o coronavírus?


O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.


Mais Lidas