aglomeração

Ainda proibida, Feira de Sulanca em Caruaru registra aglomeração na manhã desta segunda-feira (27)

Autoridades do município reconhecem que a fiscalização não está sendo eficiente

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 27/07/2020 às 13:56
Reprodução / Tv Jornal
FOTO: Reprodução / Tv Jornal

Apesar da realização da Feira da Sulanca em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ainda estar proibida devido a pandemia da covid-19, o local amanheceu lotado nessa segunda-feira (27).

A secretária executiva de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Maira Fisher, falou que a responsabilidade da fiscalização é do município.” É uma dinâmica muito específica para essa região. O melhor conhecedor disso são os órgãos municipais, então a gente precisa trabalhar em articulação com eles. Todo o protocolo de retomada para esse setor, no momento que ele for abrir, vai precisar ser feito com muito apoio, muita parceria das prefeituras porque é uma situação muito desafiadora. Algo muito peculiar que a gente têm ali. É uma riqueza muito grande para o estado, o polo de confecções. Mas nesse momento vai ser um desafio.”

A secretária de ordem pública de Caruaru, Carla Viera reconheceu que os esforços do município não estão sendo suficientes para que a feira não aconteça. Segundo ela alguns comerciantes insistem em vender os produtos.”Embora a gente esteja com toda a estrutura, toda uma operação montada, fechamento de vias, desde domingo, em parceria com a polícia militar, equipe da destra, equipe de serviços públicos que é quem faz a gestão da feira. Equipe da ordem pública, equipe de saúde também, vários pontos. Mas, o volume de gente, essa insistência em querer que a feira funcione ainda sem as medidas necessárias, sem autorização por parte do governo do estado como etapa prevista do plano de convívio com a covid-19. Isso nos assusta, essa situação porque a gente têm dado passos sólidos pata que a gente possa avançar.”

O poder público municipal orienta que os comerciantes utilizem o Delivery Sulanca, que funciona com segurança todas as segundas-feiras das 5h às 17h no estacionamento do polo comercial de Caruaru.

Ouça a reportagem de Vital Florêncio: