PANDEMIA

Pernambuco fará testagem em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos de covid-19

O teste para identificar a covid-19 pode ser feito de forma gratuita e pode ser marcado pelo aplicativo Atende em Casa

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/07/2020 às 9:51
Pixabay
FOTO: Pixabay

Em Pernambuco, pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato com casos suspeitos de covid-19, serão testadas a partir de agosto. O protocolo determina que quem apresenta sintomas gripais deve se submeter ao exame que detecta a presença do novo coronavírus.

A recomendação é principalmente para quem tem febre acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade para respirar. A marcação deve ser feita pelo aplicativo Atende em Casa ou nas unidades de saúde das redes municipais. Em duas semanas foram realizados 1.051 testes tipo RT-PCR e 849 testes rápidos.

A ampliação da testagem busca identificar a velocidade de transmissão e conter possíveis surtos. Entre as máquinas adquiridas pelo Governo de Pernambuco, a de processamento automatizado de RT-PCR já está no laboratório central.

Teste é gratuito

André Longo, secretário Estadual de Saúde, orienta como as pessoas devem utilizar o serviço, que é gratuito. “Desde o último dia 15 de julho passamos a testar todos com sintomas gripais em Pernambuco. Dentro do grande esforço de ampliar a nossa capacidade de testagem, que já é uma realidade, reforçamos que todos que apresentarem sintomas de gripe ou sintomas suspeitos da covid-19, mesmo aqueles que não se enquadrem em Síndrome Respiratória Aguda Grave, devem procurar o exame, buscar a marcação que está disponível nas redes municipais pelo Atende em Casa”, disse.