exames

Confira o calendário da volta dos exames de mamografia em Olinda

Suspensos a 4 meses devido pandemia, os exames de mamografia voltam a ser realizados na segunda-feira (3)

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 30/07/2020 às 11:36
Fernando da Hora/acervo JC Imagem
FOTO: Fernando da Hora/acervo JC Imagem

A unidade móvel da mamografia volta a percorrer as comunidades do município de Olinda, no Grande Recife, rastreando mulheres com idades entre 50 e 69 anos no diagnóstico precoce do câncer de mama. Suspensos há quatro meses por conta da pandemia, os exames voltam a ser realizados na segunda-feira (03), das 8h às 17h, na cidade de Olinda, pioneira nesse reinicio das atividades no Estado.

A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação das Políticas Estratégias e da Saúde da Mulher, inicialmente, programou para duas vezes na semana (segundas e quartas-feiras) atender à população nessa modalidade de exame.

No primeiro dia, o mamamóvel estará na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, disponibilizando 80 exames, sendo 40 pela manhã ( 8h) e mais 40 à tarde (14h), de forma espontânea.

Protocolo de proteção contra a covid-19

Diante dos critérios e medidas que respeitam as recomendações do distanciamento social, para a realização do atendimento, será necessário respeitar e seguir as medidas de higienização como: A recepção seguirá na área externa e os assentos para usuários em espera terá a disposição de 1,5m entre eles.

Para a realização do exame, a equipe de recepção e atendimento deverá usar obrigatoriamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscara, proteção de acrílico ”face shield” e luvas descartáveis durante todo o trabalho.

Para os pacientes e acompanhantes será obrigatório o uso de máscara e só será permitido o acesso do acompanhante ao local do exame, caso seja extremamente necessária a presença.

Em relação a higienização, as áreas expostas ao contato físico dos pacientes serão desinfetadas a cada atendimento, utilizando álcool em gel 70% nas escadas e área interna da sala da realização do exame.

Confira o calendário de exames:

calendário exames mamografia