Operação Coffee Break

Polícia Federal cumpre mandados de buscas e apreensão na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Agentes da PF realizam ação na manhã desta quinta-feira

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 30/07/2020 às 7:47
 Monica Ermírio/TV Jornal
FOTO: Monica Ermírio/TV Jornal

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Federal realiza a Operação Coffee Break na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara Federal do Recife.

A operação é um desdobramento da Operação Casa de Papel, deflagrada no mês de junho. Segundo os dados coletados na investigação, as empresas controladas pela organização criminosa apurada na Operação Casa de Papel vêm sendo beneficiadas há tempos com contratações milionárias efetuadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, de quase R$ 40 milhões.

Operação Coffee Break

A nova fase da investigação apura a solicitação de vantagem indevida feita por um servidor comissionado da Alepe, que atuava na comissão de pregoeiros e no setor responsável pelos pagamentos. Ele estaria favorecendo internamente essas empresas. O pedido de propina foi travestido de um convite para tomar um café, por isso o nome da operação desta quinta-feira.

São quatro mandados cumpridos na Alepe e os demais em residências de alguns envolvidos no Recife (bairros do Poço de Panela, Bongi e Graças), em Gravatá e Ipojuca.

O servidor comissionado e o líder da organização criminosa estão sendo indiciados pela prática dos crimes de corrupção, advocacia administrativa e dispensa indevida de licitação.

Foi determinado pelo Juiz Federal, ainda, o afastamento temporário do referido servidor comissionado de suas funções de pregoeiro bem assim de qualquer atribuição que envolvesse licitações e a execução de contratos.

Na frente do prédio da Alepe, alguns policiais militares fazem a guarda.

Ouça a reportagem de Mônica Ermínio no local: