Imóveis

Entenda como funciona a nova linha de crédito para pessoa física lançada pela Caixa

O presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça, explicou como funciona o processo que oferece crédito com imóvel lançado pela Caixa nesta quinta-feira (30)

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 31/07/2020 às 10:53
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

Em entrevista ao Passando a Limpo desta sexta-feira (31), o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Gildo Vilaça, falou sobre a nova linha de crédito para pessoa física da Caixa Econômica Federal que oferece crédito com imóvel como garantia de até 60% do valor do bem.

Vilaça explicou o que é procedimento chamado de “home equity”. “É você usar um imóvel que você já têm como garantia de um empréstimo. Isso não é exatamente uma novidade. O que a Caixa está fazendo agora é investindo nesse segmento e trazendo taxas competitivas. Isso já existia, mas era muito mais usado por um segmento mais alto, empresas, empresários, gente com mais patrimônio, que fazia esse tipo de operação. Mas não era uma operação tão barata como deveria ser. Se fosse estar dando uma garantia real sob o empréstimo, isso tinha que ser mais baixo. “

O presidente da Ademi-PE ainda deu mais detalhes de como funciona o processo.”Você já tem o imóvel quitado e é aí que entra o home equity. Você pode agora chegar no banco e dizer ‘eu quero pegar R$ 200 mil emprestados para colocar um negócio, e eu dou de garantia meu imóvel nessa operação.’ Então, isso hoje é o que está sendo facilitado e com taxas mais competitivas. Não é exatamente para aquecer o mercado imobiliário, ele aquece a economia como um todo”, disse.

Vilaça ainda comentou que o momento atual de pandemia pode ser bom para a compra de imóveis. Segundo ele, as empresas também estão sofrendo com os efeitos da crise causada pela pandemia, e isso pode gerar benefícios para quem deseja adquirir um imóvel.

“A gente está vivendo um momento importantíssimo para o mercado imobiliário e para quem está tomando a decisão da compra de imóvel é um momento muito propício. Porque a gente está com taxas de juros baixa, a gente está com oferta bastante interessante no mercado. As empresas também, no meio da pandemia, estão passando por alguma dificuldade e querem vender seus produtos, então estão fazendo campanhas e esforços para vender seus imóveis e o cliente que está com a decisão de comprar seu imóvel está com a faca e o queijo na mão.”

Confira a entrevista na íntegra: