Pandemia

Coronavírus: Procape fecha enfermaria e UTI pediátrica por causa de funcionários doentes

Os profissionais foram afastados com suspeita de contágio pela covid-19

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/08/2020 às 17:25
Reprodução / Portal Procape
FOTO: Reprodução / Portal Procape

Por causa do alto índice de casos suspeitos de Covid-19 em funcionários, a gestão executiva do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares da Universidade de Pernambuco (Procape) fechou temporariamente a enfermaria pediátrica e os leitos da UTI pediátrica da unidade.

A medida foi tomada após o afastamento de 30 % de enfermeiros e técnicos de enfermagem, que apresentaram sintomas da covid-19, ocasionada pelo contágio do novo coronavírus. Além dos que estão doentes, outros profissionais também foram afastados porque fazem parte do grupo de risco. Com isso, de acordo com a gestão do Procape, foi necessário o remanejamento de pessoal dentro do hospital e seu direcionamento para atender os pacientes com sintomas e confirmação de covid-19.

Por meio de nota, o Procape ressaltou que todos os cuidados de prevenção contra infecções seguem sendo mantidos, em acordo com os protocolos de saúde. E ainda que os setores agora fechados serão reabertos quando o quantitativo de pessoal for normalizado.

Confira a nota oficial do Procape na íntegra:

A gestão executiva do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) esclarece que a enfermaria pediátrica e os leitos da UTI pediátrica foram fechados por falta de pessoal. Muitos funcionários do hospital, cerca de 30% do corpo de enfermagem (enfermeiros e técnicos), foram afastados por suspeita da Covid-19 e outros por fazer parte do grupo de risco. Sendo assim, foi necessário o remanejamento de pessoal dentro do hospital e seu direcionamento para atender os pacientes com o novo coronavírus.

A gestão ainda explica que a capacidade de atendimento dos dois setores foi reduzida. No entanto, durante a pandemia a taxa de ocupação do hospital caiu para menos de 50%. Além disso, todos os cuidados de prevenção de infecção foram mantidos de acordo com os protocolos de saúde.

Com relação à marcação de consultas, desde o dia 01 de julho de 2020, a unidade retomou os atendimentos ambulatoriais gradativamente, segundo as normas da vigilância sanitária.

A enfermaria pediátrica deve reabrir quando o quantitativo de pessoal for normalizado.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.