MUNDO

Imagens mostram destruição causada por explosão em Beirute, capital do Líbano

A explosão aconteceu nesta terça-feira (4), na região portuária de Beirute, no Líbano

IBRAHIM AMRO / AFP
FOTO: IBRAHIM AMRO / AFP

Uma forte explosão atingiu a região portuária de Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4), deixando muitas pessoas feridas ao provocar o desabamento de sacadas e quebrar janelas devido ao forte impacto. Segundo informações da agência de notícias estatal libanesa NNA e duas fontes da área de segurança, a explosão ocorreu na área portuária, onde existem armazéns que abrigam explosivos. Não ficou claro de imediato o que causou a explosão ou que tipo de explosivos estavam nos armazéns.

Segundo o ministro da Saúde, Hamad Hassan, pelo menos 70 pessoas morreram e cerca de 3.700 feridos estão sendo encaminhados para hospitais da cidade. Os números devem subir, já que esse é um balanço provisório da situação.

Segundo Mario Roberto, brasileiro que mora em Israel há 30 anos, numa região a cerca de 120 quilômetros de onde ocorreu a explosão, há informações de que a explosão teria ocorrido num local de armazenamento de mísseis do Hezbollah, grupo terrorista sediado no Líbano.

"Não indica que seja atentado, um ataque, embora o dirigente maior do Hezbollah disse que Israel tem o dedo nisso. Mas fontes do LÍbano já disseram que podem ter sido algum curto-circuito elétrico que ocasionou essa explosão num suposto depósito de fogos de artifício. Mas, pela grandeza da explosão, Israel está acreditando que era um depósito de mísseis do Hezbollah", contou.

ANWAR AMRO / AFP
A explosão aconteceu nesta terça-feira (4), na região portuária de Beirute - FOTO:ANWAR AMRO / AFP
Reprodução/ Internet
Explosão deixou feridos em Beirute, capital do Líbano - FOTO:Reprodução/ Internet
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
IBRAHIM AMRO / AFP
Nas proximidades do distrito portuário, os danos e a destruição são enormes - FOTO:IBRAHIM AMRO / AFP
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito

De acordo com o brasileiro, a magnitude da explosão é algo inédito. "Explosão desse tipo eu nunca vi (...) Eu já vi explosão de mísseis caindo em Israel e não é assim. Foi algo jamais visto no Oriente Médio", comentou.

Confira a entrevista completa:

Veja abaixo as imagens da explosão:

Nas redes sociais, rapidamente as imagens da explosão em Beirute se espalharam.