Coronavírus

Recife completa 90 dias de redução no número de casos da covid-19

Recife completou nesta quarta-feira cinco meses da confirmação dos primeiros casos da covid-19 na cidade

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 12/08/2020 às 14:11
Rovena Rosa/ABr
FOTO: Rovena Rosa/ABr

Nesta quarta-feira (12), o Recife completa cinco meses da confirmação dos primeiros casos de covid-19 na cidade. Com 90 dias de redução nos indicadores da pandemia, o Recife coloca em prática um plano de convivência com a reabertura segura de várias atividades.

Nesta manhã, o prefeito Geraldo Julio fez um balanço de todo o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife nesses mais de 150 dias de enfrentamento à pandemia e agradeceu à população pelo isolamento social e aos profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia.

“Hoje nós chegamos a 150 dias dos primeiros casos de Covid aqui no Recife. Fizemos o isolamento social mais eficiente do Brasil e já estamos com 90 dias de redução da pandemia aqui em nossa cidade. Eu quero agradecer a toda à população pelo isolamento social. Construímos mais de mil leitos hospitalares, compramos mais de 300 respiradores pulmonares fabricados na China, na Alemanha, na Suécia, na Turquia, e os melhores fabricados no Brasil também. Esses leitos fizeram milhares de atendimentos”, declarou o prefeito Geraldo Julio.


Na ocasião, o prefeito também agradeceu aos profissionais envolvidos diretamente no combate à pandemia. “Eu quero agradecer a todos que construíram e equiparam os hospitais de campanha. E meu agradecimento especial vai a todos os profissionais que trabalham nesses hospitais, que trabalham na nossa rede municipal, na atenção básica, na vigilância sanitária e a todos que trabalham na linha de frente do enfrentamento a essa pandemia. Cada vida salva tem um valor muito especial para a família, para os amigos e para toda a sociedade também. Devemos continuar trabalhando juntos para enfrentar a pandemia.”

Abertura do comércio

Após a retomada de obras da construção civil, reabertura de shoppings, comércio, atividades religiosas e mais recentemente bares e restaurantes para consumo interno do público, com novos protocolos para funcionamento seguro, o Recife vem mantendo a tendência de queda nos indicadores da pandemia. Apesar disso, a Prefeitura mantém o foco na prevenção de novas infecções porque o novo coronavírus continua circulando na cidade. Diariamente, a Secretaria de Saúde do Recife distribui máscaras e informações em Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 espalhadas em diferentes locais da cidade, a cada semana.