Música ao vivo

Cidades de Pernambuco terão primeiro fim de semana de bares com música ao vivo

Bares e restaurantes de cidades que já estão mais avançadas no Plano de Convivência também funcionarão com horário ampliado até às 22h

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 14/08/2020 às 14:46
Pixabay
FOTO: Pixabay

Os bares e restaurantes dos municípios pernambucanos da Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, que estão mais avançados no Plano de Convivência com a Covid-19, terão o primeiro fim de semana com funcionamento estendido após liberação do Governo de Pernambuco. O horário foi ampliado para às 22h.

Além disso, também será permitida a relação de apresentações musicais ao vivo em estabelecimentos com serviços de alimentação, nos demais locais, as atividades continuam proibidas. A decisão foi publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado, na sexta-feira, 7 de agosto. Apesar das novas permissões, o cumprimento de protocolos de higiene e segurança serão obrigatórios

A secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer, fala sobre a volta das atividades dos músicos, que estavam proibidos de realizar apresentações em bares e restaurantes há cinco meses. “No momento só está permitida a apresentação em locais que estão fornecendo serviços de alimentação, bares, restaurantes, lanchonetes”, explicou.

De acordo com a secretária, enquanto estiver se apresentando, o cantor poderá ficar sem máscara, mas os outros membros da banda deverão permanecer com o equipamento de proteção. “O cantor pode ficar sem máscara, agora o ideal é que os demais membros da banda, que não precisem cantar, que só estejam tocando instrumento ou fazendo algum tipo de apresentação, estejam utilizando máscaras”, disse.
Fischer ainda reforça que os clientes precisam continuar tomando os cuidados necessários para prevenção do coronavírus. “Precisamos entender que ainda estamos com números altos nessa pandemia. Nesse momento, os clientes precisam estar sentados. Não vai ser permitido, por exemplo, aquele show em que tinha um palco e a pessoa ficava lá na frente do palco. Isso ainda não retorna. As pessoas vão ter que estar sentadas, fazendo sua alimentação enquanto há uma apresentação”, detalhou

Horários e regras

Os horários das apresentações musicais serão os mesmos de funcionamento dos bares e restaurantes. As cidades que estão localizadas na Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul, o horário vai até às 22h. Já nas cidades do Agreste e em parte do Sertão, as atividades se encerram às 20h.

O som da música ao vivo não poderá ultrapassar os 60 decibéis e a fiscalização ficará a cargo das prefeituras e do Procon. Em casos extremos poderá haver fiscalização policial.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira: