Aprovação

Cientista político explica possíveis razões para maior aprovação de Bolsonaro desde o início do mandato

De acordo com pesquisa Datafolha, o presidente atingiu o maior índice de aprovação desde o início do mandato

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 14/08/2020 às 11:35
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Em entrevista ao Passando a Limpo desta sexta-feira (14), o cientista político Antônio Lavareda falou sobre Jair Bolsonaro ter batido recorde de melhor avaliação como presidente da República no auge da pandemia, segundo pesquisa da Datafolha. Essa foi a maior aprovação de Bolsonaro desde o início do mandato.

“Vou citar fatores que conduziram à aprovação positiva do presidente. O primeiro deles é o auxílio emergencial, o impacto desse auxílio que atinge 40% da população brasileira. Em segundo lugar, uma mudança nas atitudes e no comportamento do presidente. Nas atitudes, eu me refiro a declarações polêmicas, aquelas entrevistas que ele dava frequentemente, que despertavam sempre uma onda de comentários adversos. E a adesão do presidente, por fim, ao chamado ‘modelo presidencialismo de coalizão’, que é o modelo inescapável em regimes presidencialistas e simultaneamente multipartidários. Ou você governa com uma coligação de partidos lhe dando respaldo no parlamento, por você no governo, ou você parte para tentativas cesaristas, antidemocráticas, etc. Ele, ao aderir, depois de um bom tempo de mandato, ao presidencialismo de coalizão e fazer essa aliança com o centrão, inclusive ratificada e aprofundada com a escolha do novo líder da Câmara, Ricardo Barros.”

Lavareda também apontou o fato de Bolsonaro ter deixado de estar presente nas manifestações em apoio ao seu governo em Brasília. “Também importante nessa coletânea de comportamentos, o presidente deixa de comparecer a aquelas manifestações antidemocráticas, aquelas passeatas, deixa de estimulá-las que também despertavam bastante reação e ajudavam a polarizar a sociedade”, explicou o cientista político.

A Pesquisa Datafolha foi realizada entre 11 e 12 de agosto, e apontou que o presidente Jair Bolsonaro está com a melhor aprovação desde o início do mandato. Segundo o instituto, 37% dos brasileiros consideram seu governo bom ou ótimo. Eram 32% na pesquisa anterior, realizada no fim de junho.

Confira a entrevista na íntegra: