Atraso no horário, falta de coletivos e o perigo nas ruas. Esse são os percalços enfrentados por trabalhadores que precisam se deslocar até o trabalho ou voltar para casa. Com a volta ao horário de funcionamento normal dos centros dos shoppings, os funcionários passaram a encerrar o expediente mais tarde. No entanto, eles denunciam que o transporte público não tem atendido à classe, já que os coletivos ainda estão operando em horário reduzido.
A gerente de loja, Cláudia Lopes, conta a realidade enfrentada diariamente e afirma já ter procurado ajuda na associação dos lojistas. "As integrações estão fechadas às 22h20 e, às 22h10. Então, se a gente larga do shopping às 22h fica impossível conseguir chegar na integração e pegar um ônibus que leve você até sua residência", disse. Segundo ela, a associação dos lojistas informou que os shoppings enviaram um ofício para as empresas de ônibus solicitando mudança no funcionamento.
Natália Pontes é caixa de uma loja no mesmo shopping. Ela relata que os problemas no deslocamento já começam na ida até o centro de compras. Natália ainda diz que o perigo durante a espera pelos coletivos é grande e que existem funcionários do shopping se deslocando a pé para casa.
Resposta
Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que, mesmo com a retomada de alguns setores da economia, a demanda pelas linhas da Região Metropolitana do Recife permanece em 50%. Em contrapartida, o consórcio ainda afirma que tem disponibilizado 70% da frota de ônibus, que esse cálculo é feito sempre com base na procura pelos coletivos e que fiscais e técnicos continuam acompanhando, diariamente, a programação e fazendo os devidos ajustes. De acordo com o Grande Recife, estão sendo reativadas linhas que haviam sido temporariamente desativadas por causa da queda no número de usuários transportados.