saúde

Problema técnico no sistema climatização interdita UTI pediátrica do Hospital Oswaldo Cruz


 A UTI será reaberta quando o conserto for realizado, assim como os reparos estruturais gerados pela obra

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/08/2020 às 17:20
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Após um problema técnico no sistema central de climatização, a UTI pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) teve que ser interditado. De acordo com a Universidade de Pernambuco (UPE), que faz o gerenciamento do local, o setor fica fechado previamente por 15 dias e as crianças foram transferidas para uma área de UTI onde só entram pacientes fizeram testes para o novo coronavírus.

Ainda de acordo com a UPE, a equipe de manutenção foi acionada e a inspeção local onde se observou que a situação era mais complexa do que se imaginava e poderia causar danos mais graves. A UTI será reaberta quando o sistema de climatização for consertado e os reparos estruturais gerados pela obra feitos.

Leitos de UTI

O Hospital Oswaldo Cruz também informou que o Governo de Pernambuco deve abrir 10 leitos de UTI pediátrica para pacientes do novo coronavírus e de forma permanente na rede SUS. No dia 25 de agosto, Pernambuco confirma primeira morte de criança com síndrome rara associada à covid-19 e o secretário estadual de saúde, André Longo, admitiu a preocupação com a doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Mais Lidas