GOLPE

Novo golpe do WhatsApp é feito por mensagem de texto; entenda

Mesmo sem fornecer o código de acesso, a turismóloga Danielle Bezerra teve seu WhatsApp invadido apenas por abrir o sms enviado pelos criminosos

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 03/09/2020 às 11:41
Pixabay
FOTO: Pixabay

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, os golpes utilizando o aplicativo WhatsApp triplicaram desde o início da pandemia do novo coronavírus no Estado. Agora, a fraude também pode ser feita sem o fornecimento do código de acesso.

A turismóloga Danielle Bezerra foi uma das vítimas desta fraude. Ao tentar agendar um treino pelo celular, um perfil falso entrou em contato com ela e se passou pelo suporte da academia para conseguir o código do aplicativo.

"Eles mandaram uma mensagem pedindo meu nome completo e o número com o DDD. Achei que essas informações não iriam me prejudicar de alguma forma e logo em seguida chegou um código por mensagem", relata.

Danielle percebeu que era um golpe por causa da insistência da pessoa em conseguir o número. "Eles ficaram me perguntando inúmeras vezes pelo código. Até falei que não iria passar, mas abri a mensagem no celular. Nesse momento, meu WhatsApp sumiu", completa.

Mesmo sem enviar o código, os criminosos conseguiram ter acesso ao WhatsApp da turismóloga e pediram aos seus amigos próximos para que realizassem transferências bancárias. Segundo ela, pelo menos três amigos caíram na fraude. "Uma pessoa colocou crédito em dois celulares. Outra amiga do trabalho depositou R$200. No total, foram R$ 1.280 reais", descreve.

Crimes cibernéticos

No perfil da academia, outras pessoas compartilharam que também foram vítimas deste mesmo golpe. O delegado de crimes cibernéticos, Eronides Menezes, reitera o aumento dessas fraudes.

"Diariamente as pessoas procuram a delegacia para relatar que foram abordadas após entrar em contato com sites ou perfis. Os criminosos monitoram a todo momento as redes sociais de grandes empresas e hotéis, vendo assim quem são os novos seguidores", explica.

Dicas

Para evitar que essas fraudes aconteçam, o delegado aconselha não fornecer códigos e nem clicar em links.

"Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp, no serviço de e-mail e em todas redes sociais por um aplicativo autenticador e não mais por mensagem. Se receber código, link ou SMS não forneça a terceiros e nem clique em links desconhecidos", orienta.

Ouça a reportagem de Elis Martins: