SUS

Pesquisa do IBGE constata a importância do SUS para pernambucanos

O levantamento foi feito pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 05/09/2020 às 14:44
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 3 em cada 4 pernambucanos internados foram atendidos em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados relativos ao ano passado foram divulgados nessa sexta-feira (4).

Segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com o Ministério da Saúde, dos 402 mil pernambucanos que ficaram internados por 24h ou mais, 73,7% foram atendidos em hospitais do SUS.

A proporção de internados em hospitais públicos também foi maior conforme o grau de instrução e rendimento. A variação foi de 87,6% das pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto contra 21,9% da população com nível superior completo.Já para as pessoas que ganhavam até 1/4 do salário mínimo, o índice de pessoas internadas em hospitais do SUS chegou a 95,2%.

SUS

A gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, afirma que o estudo reflete a importância de existir um serviço de internamento como o do SUS e explica como os dados podem mostrar uma faixa etária específica nesse atendimento.

"Percebemos que uma grande parcela dos pernambucos está sendo atendida pelo SUS. Também vimos nas pesquisas que as crianças e adolescentes têm uma proporção muito grande de atendimento, esse é um indicador de que eles teriam menos acesso a planos e a hospitais particulares", detalha.

De acordo com Fernanda, as pesquisas também mostram que o atendimento pelo SUS é maior no interior do Estado. Entre outros assuntos, a pesquisa ainda revelou que as Unidades de Saúde da Família e agentes de endemias chegaram a mais de 70% dos domicílios pernambucanos, atendendo mais de 2 milhões de lares.