PANDEMIA

Aulas presenciais serão retomadas em Fernando de Noronha

Para o secretário estadual de Educação e Esportes, a experiência em Fernando de Noronha será importante para a retomada em todo o Estado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/09/2020 às 18:20
Heudes Regis/SEI
FOTO: Heudes Regis/SEI

Sem registro de transmissão comunitária da covid-19 desde abril, escola e creche em Fernando de Noronha poderão voltar a ter aulas presenciais a partir do dia 22 de setembro. O anúncio foi feito pelo Governo de Pernambuco nesta quinta-feira (10).

E os alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFM) Arquipélago Fernando de Noronha voltam no dia 22 de setembro e os do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer a partir do dia 13 de outubro.

A EREFM Arquipélago Fernando de Noronha conta com 402 alunos do ensino médio e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, enquanto que o CIEI Bem-Me-Quer atende 217 crianças da educação infantil e berçário.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, a experiência em Fernando de Noronha será de fundamental importância para a retomada das unidades educacionais em todo o Estado. “É a primeira vez que o protocolo setorial de educação será posto em prática nas nossas escolas. O retorno das aulas presenciais na ilha será acompanhada com especial atenção, pois nos ajudará a compreender ainda mais o processo”.

Protocolos de segurança

Ambas as unidades já iniciaram os preparativos para recepção dos estudantes, como a divulgação das medidas sanitárias previstas no protocolo setorial de educação; aquisição de totens de álcool em gel, termômetros, máscaras e face shields; além da realização de serviços de manutenção, especialmente para instalação de novas pias para lavagem das mãos (lavatórios). Os professores também poderão contar com atividades de formação e acolhimento antes do início das atividades presenciais com os alunos.

A Escola também criou uma Comissão de Planejamento para discussão da Retomada das Atividades Escolares em relação às medidas de organização com a participação de representantes do Conselho Distrital, família, estudantes, Superintendência de Educação de Fernando de Noronha, vigilância sanitária e assistência social.

Segundo o governo, apesar dos bons índices alcançados, é de fundamental importância que as escolas observem as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações.

Aulas práticas

O Governo de Pernambuco também autorizou a retomada de aulas práticas dos cursos técnicos de nível médio a partir do dia 16 de setembro.