operação

Ação policial no Sertão de Pernambuco erradica 10 mil pés de maconha

Caso a quantidade fosse colhida, prensada e colocada no mercado, seriam quase 3,3 toneladas de maconha

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 14/09/2020 às 9:10
Divulgação / PF
FOTO: Divulgação / PF

Uma ação conjuta da Polícia Federal (PF), Militar e Civil de Pernambuco, que ocorreu entre as últimas quarta-feira (9) e sexta-feira (11), erradicou cerca de 10 mil pés de maconha no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano.

Caso a quantidade fosse colhida, prensada e colocada no mercado, seriam produzidas aproximadamente 3,3 toneladas da substância. Além dos pés, na operação também foram encontrados cerca de 1 quilo da planta pronta para a comercialização e mais 4 quilos de sementes. Um suspeito foi preso.

Operação Muçambê

A Operação Muçambê é uma das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, do Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano.

A PF informou que acompanha de perto o ciclo produtivo da cannabis para realizar novas ações. As constantes operações de erradicação da planta no Sertão tem impossibilitado que os produtores cultivem a planta até seu pleno desenvolvimento, o que tem levado à importação da droga do Paraguai. O aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda do país vizinho comprova a tese. O desabastecimento na região tem atingido também outros Estados do Nordeste..