ventilador

Posso usar VENTILADOR sem a PROTEÇÃO DA FRENTE? Corpo de Bombeiros explica o perigo

Corpo de Bombeiros dá dica de proteção ao utilizar ventiladores e outros equipamentos elétricos em casa

Imagem do autor
Cadastrado por

Yuri Nery

Publicado em 17/09/2020 às 14:36 | Atualizado em 23/08/2023 às 15:18
X

O chefe da Divisão de Ações Preventivas do Corpo de Bombeiros, Werben Monteiro, explica os cuidados necessários para evitar curto-circuitos.

“Todo equipamento tem que ter manutenção. Se você perceber um mau funcionamento no seu aparelho, que ele está aquecendo muito, é um mau sinal. Chame um especialista para fazer a manutenção mais profunda desse seu equipamento”, disse.

Werben Monteiro explica ainda que a prática de continuar usando ventiladores, mesmo que eles apresentem problemas técnicos, deve ser evitada.

“Algumas partes do ventilador, que não funcionam mais, as pessoas continuam utilizando e não levam o equipamento para a assistência, para regularizar aquele defeito. E sempre lembrar: nunca use o ventilador sem a parte protetora da frente”, recomendou.

De acordo com Werben, a atenção deve ser voltada para a sobrecarga dos equipamentos.

“É importante que as pessoas em casa saibam que o ideal é que os eletrodomésticos sejam ligados diretamente na tomada. Mas se for necessário utilizar mais de um equipamento, que utilizem o filtro de linha, ao invés do T, que não oferece segurança nenhuma. Há um risco seríssimo de ter um princípio de incêndio, ou até de uma pessoa levar um choque”, finalizou.

Incêndio deixa duas crianças mortas

Um incêndio, que aconteceu nessa quarta-feira (16), vitimou fatalmente duas crianças na Rua Rufino Mendes Caetano, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

O quarto onde dois irmãos dormiam, em casa, ficou completamente destruído após a fatalidade. O fogo teria começado por causa de um curto-circuito no ventilador.

Os vizinhos tentaram socorrer as crianças, mas não tiveram sucesso. O menino, de apenas dois anos, morreu carbonizado no local. Enquanto a menina, de oito anos, foi socorrida para o Hospital da Restauração, mas acabou não resistindo às queimaduras e veio a óbito.

Tags

Autor