corrida eleitoral

Corrida Eleitoral: Análise das eleições 2020 em Pernambuco e o protagonismo feminino no pleito

Antonio Lavareda comentou sobre as eleições em Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina; confira

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 21/09/2020 às 9:07
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

O 'Corrida Eleitoral' desta segunda-feira (21) com o cientista político Antonio Lavareda e Geraldo Freire, o Comunicador da Maioria, analisou as eleições 2020 em Pernambuco e o protagonismo feminino no pleito deste ano.

Antonio Lavareda opinou sobre as surpresas no quadro final dos candidatos à Prefeitura do Recife.

"O quadro final dos candidatos do Recife mostrou duas coisas. A primeira: a grande presença feminina. Temos 11 chapas e oito mulheres presentes, mostrando o protagonismo feminino nesse período. Em segundo: três grandes surpresas na reta final que tiveram impacto. O candidato Túlio Gadêlha (PDT) não conseguiu viabilizar sua postulação, isso acabou sendo positivo para o candidato João Campos (PSB) porque teve o apoio do PDT. O candidato Daniel Coelho (PSDB) desistiu da sua candidatura, o que foi muito positivo para a candidata Patrícia Domingos (Podemos), já que ele anunciou apoio a sua camapanha. E a surpresa no partido Democratas, no qual Mendonça Filho formou um chapa pura com a deputada Priscila Krause", explicou.

Lavareda acredita que essas mudanças podem interferir nas pesquisas atuais.

Olinda

Para o cientista político, as eleições municipais de Olinda, em 2020, pode resultar em um segundo turno. "Na última eleição, Olinda teve segundo terno. Possivelmente, esse cenário volte a se repetir. A disputa em Olinda pode ficar triangular, quando há três forças competitivas", opinou.

Caruaru

Assim como Olinda, Caruaru, no Agreste do Estado, também teve reviravolta no segundo turno nas eleições anteriores. "Raquel Lyra é uma prefeita por obra do segundo turno. Os principais nomes de Caruaru se ausentaram, isso favorece, de certa forma, a reeleição da candidata", comentou.

Ouça o programa na íntegra: