ESTAÇÃO

Com o início da Primavera, baixa umidade relativa do ar facilita o desgaste da vegetação, diz geógrafo

Em entrevista ao Passando a Limpo, o geógrafo Lucivânio Jatobá falou sobre a Primavera, estação considerada como uma das mais românticas do ano

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 22/09/2020 às 8:33
Mayke Toscano / Secom MT
FOTO: Mayke Toscano / Secom MT

Já cantava Tim Maia: É Primavera! Nesta terça-feira (22), às 10h30, no horário de Brasília, inicia-se a estação mais 'florida' do ano. Em entrevista ao Passando a Limpo, o geógrafo Lucivânio Jatobá explicou sobre esta estação que é a transição do inverno para o verão e vai até o dia 21 de dezembro, além de esclarecer como a baixa umidade, característica da Primavera, pode facilitar o desgaste da vegetação.

"A Primavera é uma estação de transição do inverno para o verão, então há cobertura vegetal e as flores mostram evidências dessa mudança do tempo", explicou.

A chegada da Primavera acontece por causa do Equinócio, um fenômeno astronômico que acontece quando a luz solar incide da mesma forma sobre dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

"Nós, do hemisfério Sul, entramos na Primavera. Já o hemisfério Norte, entram no Outono, com noites mais longas e temperaturas mais baixas", informou.

Influência da estação nas queimadas

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, nunca houve tanta queimada no Brasil nos últimos 22 anos. O geógrafo falou sobre a influência da Primavera nessas situações.

"O Inverno e boa parte da Primavera têm uma diminuição da umidade relativa do ar, principalmente na área Central do Brasil. Esse fato natural por si só justifica a facilidade das queimadas. No entanto, conjugado a isso, há o oportunismo com queimadas criminosas, principalmente no cerrado", pontuou.

Ouça a reportagem na íntegra: