ESTAÇÃO DO ANO

Em vez de flores, primavera tem aumento do calor em Pernambuco

Primavera começou nesta terça-feira (22) e vai até o dia 21 de dezembro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/09/2020 às 16:53
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nesta terça-feira (22), às 10h30, no horário de Brasília, teve início a primavera. Conhecida por ser a estação das flores, em Pernambuco, o período pode ser observado "na pele", segundo comentou o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Romildo Ferreira. É que os termômetros começam a subir já a partir deste mês. A estação, que antecede o verão, vai até o dia 21 de dezembro.

Leia também >> Equinócio de primavera: veja o que é e acompanhe exibição de planetários online

“Essa sensação que a gente costuma ver de ser a estação das flores é pouco perceptível para gente aqui no Estado. Basicamente, o que quase todo o Nordeste tem é uma diferenciação ao regime de chuvas. Especialmente em Pernambuco, a primavera provoca um pouco mais de aumento de temperatura no Sertão e umidade baixa (...) Ele fica seco e mais quente. O que não acontece aqui no litoral. As maiores temperaturas [no litoral] vão ocorrer a partir de dezembro”, detalhou o meteorologista. "Com a umidade muito baixa, a pele queima mais (...) Você sente realmente na pele”, completou.

Ventos

Segundo o meteorologista, também será possível perceber uma mudança nos ventos. De acordo com o especialista, com a pandemia e a mudança na rotina da população, é possível que este ano muita gente estranhe ventos fortes em ambientes que antes não eram notados.

"A gente tem uma memória razoavelmente pequena. A gente está passando por uma pandemia, as pessoas ficaram muito tempo dentro de casa (...) A partir de agosto a gente tem aumento da intensidade dos ventos e uma mudança na direção dos ventos. As pessoas vão sentir o vento um pouco mais forte e em locais, eventualmente, que elas não estavam sentindo. Na sua residência, por exemplo, vai chegar vento onde não chegava antes”, contou.