Festa do Morro

Religiosos intensificam preparativos para a festa de Nossa Senhora da Conceição nos moldes do novo normal

A programação da festa de Nossa Senhora da Conceição deve conter lives e transmissões virtuais

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 23/09/2020 às 8:28
Fernando Ribeiro/Divulgação
FOTO: Fernando Ribeiro/Divulgação

o dia 8 de dezembro é celebrado o Dia de Nossa Senhora Imaculada da Conceição. A santa não é a padroeira oficial do Recife e nem de Pernambuco, mas o evento religioso atrai cerca de um milhão de fiéis. Nos dias de celebração, devotos de vários cantos do país e até do exterior sobem as ladeiras do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, para render graças e renovar os pedidos.

A tradicional procissão solene com o andor e a imagem de Nossa Senhora também reúne um número expressivo de fiéis católicos. Este ano, a festa chega a 116ª edição, mas a primeira baseada nas medidas preventivas da pandemia.

Impacto religioso e econômico

A programação está sendo elaborada pelos redentoristas e deve contar com lives e transmissões pela internet. Além do caráter religioso, as homenagens a santa tem impacto econômico no Morro e áreas próximas em Casa Amarela.

O padre Luiz Vieira, reitor do santuário de Nossa Senhora da Conceição, confirma o evento e os cuidados com a saúde coletiva.

"Estive reunido com o Dom Antônio Fernando Saburido e com o Governo do Estado e a festa irá acontecer sim. Portanto, pedimos a colaboração de todos, já que a pandemia ainda está aí. Por isso, é necessário muita responsabilidade da parte de todos nós, principalmente para que a gente possa celebrar essa linda festa e acolher da melhor maneira os fiéis de Nossa Senhora da Conceição. As informaçõe sobre a festa serão dadas pelas redes sociais", informou o padre.