Entrega de documentos

Advogado explica como entregar documentação ao INSS durante a pandemia; entenda

Por conta do novo coronavírus, a tradicional forma de enviar documentos faltantes mudou; veja como fazer o processo agora

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 24/09/2020 às 11:46
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Em entrevista ao Passando a Limpo desta quinta-feira (23), o advogado Rômulo Saraiva falou sobre a nova forma “drive-thru” de enviar documentos durante a pandemia. Segundo ele, essa nova maneira é para facilitar os que não se familiarizam com o uso da tecnologia. A entrega de documentação pendente é para aquelas pessoas que estão com análise de benefício faltando e precisam apresentar a documentação exigida pelo INSS.

“Durante a pandemia, o INSS fez algumas adaptações em relação a tolerância na recepção dos documentos. Dessa forma, as pessoas que fizeram requerimento com concessão ou revisão de benefícios previdenciários e, por algum motivo, deixaram de juntar algum documento essencial, irão poder entregar o que falta”, explica.

Essa entrega, segundo o advogado, era feita de forma tradicional, indo ao local. Agora, com a pandemia, a situação sofreu uma adaptação. “Durante a pandemia a legislação foi adaptada para que houvesse um serviço de exigência expressa, conhecido também como drive-thru. Então, algumas agências, não são todas, colocaram uma urna na frente da agência”, pontuou.

Rômulo alertou que não se deve jamais entregar documentos originais. “Somente aqueles que forem notificados para cumprir a exigência é quem deve tirar xerox da sua documentação, jamais entregar o documento original já que posteriormente essa documentação será destruída. As pessoas então vão até a urna, colocam a xerox em um envelope, para identificar, e, posteriormente, um funcionário da agência recolhe a papelada, escaneia e faz anexação ao processo eletrônico que tramita dentro do INSS”, relatou.

Meu INSS

Ainda segundo o advogado, para aqueles que são familiarizados com o sistema tecnológico , no aplicativo “Meu INSS” é autorizado a possibilidade de a documentação que esteja faltando seja mandada para a rede de forma online.

Confira a entrevista na íntegra: