Conectado no Enem amplia oferta de conteúdo educativo na Rádio Jornal

Novo programa da emissora, em parceria com Instituto JCPM, estreia neste sábado (03/10) com dicas e orientações para estudantes inscritos no Enem 2020

EDUCAÇÃO
Conectado no Enem amplia oferta de conteúdo educativo na Rádio Jornal

Conectado no Enem vai contar com a participação de professores que já atuam no IJCPM - Foto: Ezequiel Quirino / Acervo JC Imagem

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais um apoio para se preparar para as provas deste ano. É que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), estreia neste sábado (3) o Conectado no Enem. O programa irá ao ar a partir do meio-dia, na Rádio Jornal, com dicas, orientações e muito conteúdo educativo para os feras que querem se destacar e obter bons resultados no Enem e nas seleções das faculdades. Também será possível acompanhar a novidade aqui no site, aplicativo (em iOS ou Android) e canal do YouTube da emissora.

A iniciativa é mais uma ação da Rádio Jornal para a prestação de serviços à população, um dos principais compromissos da emissora. “A Rádio Jornal é líder em audiência, tem 72 anos de história e preza por prestar o melhor serviço à sociedade em sua programação. Esta parceria com o IJCPM para transmitir as dicas preparatórias para o Enem é mais um passo dentro da nossa longa trajetória de prestação de serviço à comunidade”, afirma a diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho.

O Conectado no Enem tem a proposta de difundir ainda mais os conhecimentos cobrados no exame, garantindo aos candidatos o acesso à informação. Durante os 30 minutos de programa, professores, mentores e psicólogos abordarão conteúdos sobre as áreas de conhecimento exploradas pelo Enem, dicas sobre questões e estrutura das provas e orientações sobre e como fazer o exame de modo mais seguro e tranquilo.

“Em parceria com SJCC, nosso objetivo é ampliar o alcance desses jovens que vão fazer o Enem 2020, levando até eles dicas importantes não só de conteúdo como também planejamento de estudos. Sabemos que nesta reta final, em que o estudante tem mais dificuldade em organizar as ideias e horários, este apoio é muito importante. Por isso, além dos conhecimentos abordados, vamos levar orientações sobre a estrutura do exame e também sobre o que deve ou não ser feito nos dias de prova”, explica a coordenadora do IJCPM, Fábia Siqueira.

Fábia Siqueira destaca importância de ampliar alcance da iniciativa, por meio da Rádio Jornal, para atingir ainda mais estudantes que estão se preparando para o Enem
Fábia Siqueira destaca importância de ampliar alcance da iniciativa, por meio da Rádio Jornal, para atingir ainda mais estudantes que estão se preparando para o Enem
Fernando da Hora / Acervo JC Imagem

É importante lembrar que o programa Conectado no Enem, da Rádio Jornal, surge como forma de auxílio a candidatos em meio à pandemia do novo coronavírus, em que muitos estudantes foram impactados pela falta de acesso à internet, como ressalta Mônica Carvalho. “Nosso papel fica ainda mais evidente com a pandemia, quando muitos estudantes não têm acesso à internet. Disponibilizar este conteúdo para milhares de pessoas por meio da rádio é uma forma de democratizar a informação e cumprir, em sua completude, nosso papel de emissora de concessão pública, que tem de estar a serviço do público”, reitera. 

Antenados com os assuntos que são cobrados no Enem, todos os professores que integram o projeto fazem parte do Pré-Universitário IJCPM. Existente há 10 anos, a iniciativa assiste anualmente 70 jovens gratuitamente, preparando-os para os processos seletivos universitários. De acordo com a coordenação do Instituto, o índice de aprovação do curso é de 40%, o que reflete o sucesso na aprendizagem dos estudantes.

“É muito gratificante saber que o nosso trabalho atingiu o objetivo e pode contribuir com o imenso esforço dos jovens, já que muitos deles ainda estão concluindo o 3º ano do Ensino Médio, trabalham durante o dia para ajudar na renda familiar e à noite cumprem uma terceira jornada com o nosso curso preparatório. É muito bom saber que, mesmo diante disso tudo, eles têm, no final, a recompensa e a satisfação de conseguirem uma vaga na universidade”, reflete Fabia Siqueira.

Conteúdo educativo

Diretor e professor de geografia do Direto ao Ponto Educacional, instituição que executa o curso preparatório no IJCPM, Moysés Barreto promete um divertido programa com importantes dicas para ajudar os candidatos a se darem bem nas provas. “A gente recebeu vários relatos de alunos que sentiram muitas dificuldades, falta de motivação, entre vários problemas enfrentados por conta por conta da não-adaptação às aulas remotas neste período de distanciamento social. Entretanto, a gente vai tentar usar uma linguagem bem legal, com muitas dicas e informações. E também com um pouco de diversão para este momento tão delicado que estamos vivendo. Assim, podemos garantir que os alunos se preparem bem para o Enem e ganhem uma dose extra de motivação. Acredito que será muito legal porque, apesar da distância, nós estaremos juntos e conectados no Enem”. 

O Conectado no Enem vai ao ar todos os sábados, de 3 de outubro a 26 de dezembro, na Rádio Jornal, sempre das 12h às 12h30. Os candidatos também poderão acessar as dicas e orientações dos professores, mentores e psicólogos no site, YouTube e no aplicativo da emissora. O Enem 2020 ocorreria nos dias 1º e 8 de novembro, mas, por causa da pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, divulgou novas datas. Agora, o Enem presencial será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já os candidatos que optaram pela versão digital das provas serão testados nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.