Corrida Eleitoral

Corrida Eleitoral: Lavareda diz que muitos candidatos “mudaram de cor” nas eleições deste ano

No quadro Corrida Eleitoral, o cientista político Antonio Lavareda falou sobre as novas cotas raciais das eleições deste ano

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 28/09/2020 às 11:36
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

No quadro Corrida Eleitoral desta segunda-feira (28), o cientista político Antonio Lavareda conversou com Geraldo Freire, o Comunicador da Maioria, sobre a obrigatoriedade do voto, as cotas raciais na eleição e a polaridade do pleito.

“O voto continua obrigatório, mas este ano a justiça eleitoral está flexibilizando as formas da comunicação da impossibilidade eventual das pessoas não comparecerem para votar. Mas continua obrigatório e é muito importante que todos participem”, afirmou.

Cotas raciais

Lavareda também comentou sobre as cotas raciais dentro dos partidos. Segundo ele muitos candidatos que se declaravam brancos, “mudaram de cor” nessas eleições.

“Essa decisão [cotas raciais] deveria ter ficado para próxima eleição para evitar problemas de pessoas brancas se dizendo negras. Segundo os cálculos comunicados pela imprensa, 25 mil candidatos teriam mudado de cor da eleição que competiram anteriormente para essa esse ano”, relatou.

“O certo é que o problema da representação de negros na nossa sociedade tem a ver com desigualdades estruturais, dificilmente vai ser resolvido em um passe de mágica instituindo as cotas nas pressas”, completou o cientista.

Assista o vídeo: