O candidato do partido Novo à Prefeitura do Recife, Charbel Maroun, participou na manhã desta terça-feira (29) do segundo dia das Sabatinas da Rádio Jornal. Na ocasião, o postulante respondeu às perguntas de Geraldo Freire, o Comunicador da Maioria, e do jornalista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) Felipe Vieira.
A incorporação das autarquias ao município e a mobilidade dos recifenses foram temas abordados pelo candidato. A proposta de Charbel é fazer com que o Consórcio Grande Recife funcione e atenda a demanda da população, mas, caso isso não aconteça, ele irá retirar o município do consórcio.
"Pretendo incorporar as funções das autarquias na administração direta ao município. Na minha gestão, a prefeitura irá retomar essas funções. Não é terceirizar a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), por exemplo. Já sobre a mobilidade, pretendo assumir a responsabilidade do transporte público. Assim, o município vai ficar na fiscalização do serviço e a execução continuará na iniciativa privada", explicou.
MOBILIDADE: "Minha proposta é fazer com que o consórcio Grande Recife funcione e atenda a demanda da população. Caso isso não aconteca, iremos retirar o transporte municipal do consórcio e vamos cuidar disso", afirma.
— Rádio Jornal (@radiojornalpe) September 29, 2020
O candidato também disse querer recuperar o protagonismo do Recife no transporte urbano.
Saneamento básico
Charbel Maroun defendeu que o saneamento básico é um dos principais problemas do Recife. "É o problema que não dá voto, por isso ninguém quer fazer. Temos que resolver isso na cidade". Em sua proposta, ele garantiu que até 2030 "90% da população teria saneamento básico".
"Proponho que até 2030 tenhámos 90% da população atendida com saneamento básico", garante Charbel Mauron.
— Rádio Jornal (@radiojornalpe) September 29, 2020
Parcerias com iniciativa privada
Em seu plano de governo, o candidato defende as parcerias com iniciativa privada. Na sabatina, ele explicou sobre seu ponto de vista.
"A gente propõe parcerias com iniciativa privada para melhorar a qualidade do serviço público. Nós queremos entregar serviços públicos com qualidade de serviço privado", defendeu o candidato de direita liberal.
Revitalização do Centro do Recife
Sobre a revitalização da capital pernambucana, Charbel Maroun (Novo) sustentou que a população precisa ir para o Centro. Para isso acontecer, ele sugere que haja reformas de prédios e edifícios no local.
"Para revitalizar é preciso de gente. As pessoas morando no Centro, faz com que o local ganhe vida e haja também revitalização do comércio. Vamos fazer isso com a Parceria Público-Privadas (PPP)", garantiu.
Com as PPPs, ele prometeu que fará a prefeitura trabalhar para o cidadão e não ao contrário. "Vamos facilitar a vida de quem quer morar e empreender no Centro", completou.
"Vamos inverter a lógica de que o cidadão trabalha para prefeitura. Na verdade, é a prefeitura quem deve trabalhar para o cidadão", pontua Charbel Mauron.
— Rádio Jornal (@radiojornalpe) September 29, 2020
Impostos
Por fim, o postulante falou sobre a vontade de reduzir os impostos na capital pernambucana. "Nossa proposta é reduzir os impostos do Recife. No final da minha gestão, irei entregar o município com a menor carga tributária e a menor alíquota de impostos do Brasil", falou.
"Nossa proposta é reduzir os impostos do Recife e fazer mais com menos", espera.
— Rádio Jornal (@radiojornalpe) September 29, 2020