ELEIÇÕES

Eleições 2020: ordem dos candidatos do Recife no guia eleitoral é definida em sorteio

Guia eleitoral gratuito começa a ser veiculado no dia 9 de outubro e a Rádio Jornal será a primeira emissora de Pernambuco a transmitir a propaganda

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 01/10/2020 às 15:49
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A Rádio Jornal será a primeira emissora de Pernambuco a transmitir o guia eleitoral das Eleições Municipais 2020, a partir do dia 9 de outubro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1º) no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) durante o sorteio que definiu a ordem de veiculação dos candidatos que irão compor a propaganda eleitoral da cidade do Recife neste ano.

Ordem dos partidos e coligações

De acordo com o sorteio o Partido Novo abre o guia eleitoral, seguido das coligações Recife Verde e Amarelo, Mudança Já e Partido Social Liberal (PSL). E continua com as coligações Recife Cidade da Gente, Frente Popular do Recife e Recife Acima de Tudo.

No evento também foram definidas as emissoras de televisão e de rádio que serão cabeça de rede no guia eleitoral, além dos prazos para entrega do material de cada candidato aos veículos de comunicação. O sorteio foi conduzido pelos magistrados José Júnior Florentino, Virgínia Gondim e Nildo Nery dos Santos, que fazem parte da comissão do TRE.

Fiscalização

De acordo com o juiz eleitoral José Júnior Florentino, todo conteúdo divulgado será fiscalizado pelos juízes eleitorais a fim de evitar notícias falsas e crimes eleitorais. “Nós recebemos algumas denúncias com relação a alguns crimes eleitorais. Na questão da propaganda por via de televisão e rádio, nós também estaremos atentos para as denúncias. E os partidos, coligações e candidatos, são muito fiscalizadores nesse aspecto”, explicou.

Eleições 2020


Excpecionalmente este ano, as eleições municipais acontecem no mês de novembro em virtude da pandemia da covid-19. O primeiro turno está marcado para o dia 15/11. Nos locais em que houver segundo turno, a data definida é o dia 29/11.