Outubro Rosa

Hospital da Mulher do Recife disponibiliza exames de mamografia em livre demanda; saiba como fazê-los

Os exames disponibilizados fazem parte da Campanha Outubro Rosa de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 01/10/2020 às 12:14
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

A Campanha do Outubro Rosa, que visa a conscientizar mulheres sobre a prevenção contra o câncer de mama, tem início nesta quinta-feira (1º). Durante o mês de outubro, O Hospital da Mulher, localizado no bairro do Curado, Zona Sul do Recife, irá disponibilizar exames de mamografia, além de já marcados, também para livre demanda. A mulher que estiver precisando pode ir ao hospital que conseguirá realizar o exame.

A ginecologista Carolina Ferraz, do Hospital da Mulher, explica quem pode e deve fazer o exame de mamografia. “Segundo o Ministério da Saúde, que é o que seguimos aqui no Hospital da Mulher, a mulher que tem a partir de 50 anos até os 60 anos deve fazer o exame e refazê-lo a cada dois anos” disse.

Segundo a médica, o exame é necessário ser realizado mesmo se a mulher não apresentar nenhum sintoma.

“Devemos fazer o chamado de rastreamento, que é fazer os exames em larga escala para detectar a doença ainda em uma fase inicial, assintomática. Dessa forma, as mulheres terão mais chances de fazer um tratamento que leve a cura” afirmou.

Livre Demanda

No atendimento de livre demanda, Carolina falou que mais de 240 mulheres devem ser atendidas na realização da mamografia. Ela explicou como as pacientes devem agir.

“A paciente chega aqui no hospital por demanda espontânea, o nosso ambulatório funciona de 8h às 17h. Quando ela chegar, será encaixada ao longo dos 12 dias que faremos essa campanha” contou.

A campanha irá ocorrer entre os dias 1º a 2, 5 a 9 e de 19 a 23 de outubro.

Câncer de Mama

Caso, após a realização do exame, a mulher perceba algum indício de câncer de mama, a ginecologista contou o que é feito.

“Quando avaliarmos o exame, faremos uma classificação para ver o nível. Se acharmos uma lesão suspeita de câncer de mama que precise de uma biópsia. As pacientes serão convocadas por nós, para que tenham uma consulta marcada no Hospital do Câncer e, lá, elas irão fazer a investigação, diagnóstico e o possível tratamento” afirmou.

Serviço

Hospital da Mulher
Ambulatório funciona das 8h às 17h
Exames poderão ser realizados nos dias 1 a 2, 5 a 9 e 19 a 23 de outubro de 2020.

Ouça a reportagem de Mônica Ermírio: