volta às aulas

Confira como será o retorno às aulas presenciais das escolas em Pernambuco

A partir desta terça-feira (6) os alunos do 3º ano do ensino médio vão poder voltar às escolas

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 05/10/2020 às 12:29
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

O retorno às aulas presenciais vem mobilizando pais, alunos e gestores das instituições de ensino. Nesse “novo normal” das escolas, os protocolos de higiene precisam ser seguidos. Eles são fundamentais para preservar a vida dos estudantes, professores e funcionários.

Segundo o Governo de Pernambuco, as escolas já estão prontas e com as adaptações exigidas, como uso obrigatório de tapete sanitizante, dispensador de álcool, pias volantes e distanciamento das carteiras nas salas de aula.

“Novo Normal” das escolas

Nas escolas técnicas estaduais, professores, alunos e funcionários irão receber um kit com itens de segurança. Os estudantes vão ganhar três máscaras cada um, e os professores recebem também um protetor facial.

Na entrada de todos os colégios será feita a medição da temperatura e, nos casos acima de 37,5, a pessoa não será autorizada a frequentar o ambiente.

Além disso, professores acima dos 60 de idade, que fazem parte do grupo de risco, devem permanecer em casa.

De acordo com o secretário de Educação do estado, Fred Amâncio, a previsão é que cerca de 30 mil alunos do ensino médio das escolas das redes pública e privada do estado retomem as aulas presenciais até o fim deste mês. Para a voltar à sala de aula, o estudante deverá comunicar o retorno à instituição.

“É muito importante as escolas saberem quais estudantes vão retornar, porque existe uma programação de atividades diferentes para aqueles que estão em atividade presencial na escola e aqueles que estão em atividade remota” explicou o secretário.

Retorno

Os alunos do 3º do ensino médio serão os primeiros a voltar às atividades presenciais. O retorno será opcional e vai depender da avaliação das escolas e das famílias de cada estudante. Segundo o governo, uma das justificativas para a retomada deste grupo às salas de aula seria as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.

Próximas turmas

No próximo dia 13 de outubro, alunos do 2º ano do ensino médio já poderão voltar às salas de aula. No dia 20 de outubro, será a vez dos estudantes do 1º ano do ensino médio.

Remoto

Quem não se sentir seguro em frequentar o colégio poderá continuar com o ensino remoto.

Ouça a reportagem de Suellen Fernandes: