CONSUMIDOR

Dia das Crianças: Procon Recife alerta para diferença de até 94% no preço de presentes

Selo de certificação do Inmetro é indispensável no momento de escolher os brinquedos do Dia das Crianças

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 05/10/2020 às 17:41 | Atualizado em 07/10/2022 às 17:15
Pixabay
FOTO: Pixabay

Quem pretende comprar presentes para o Dia das Crianças não deve dispensar a pesquisa de preços. As diferenças de valor encontradas no comércio para um mesmo produto chegam a 94%, na capital pernambucana. É o que aponta um levantamento realizado pelo Procon Recife, em lojas físicas e virtuais. A presidente do órgão municipal de defesa do consumidor, Ana Paula Jardim, destaca alguns pontos que devem ser analisados no hora de escolher os brinquedos, como o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que deve ser indispensável.

“O principal é ver se aquele produto, principalmente porque é um produto para uma criança, se ele tem o selo do Inmetro. Porque quando tem o selo do Inmetro, é um produto testado. É um produto confiável. Nunca comprar se não tiver o selo de Inmetro. E o outro é ver se realmente é adequado para a idade daquela criança, porque pode ter peças pequenas que podem ser engolidas”, recomendou.

Veja aqui o levantamento realizado pelo Procon Recife e confira os preços.

De acordo com a presidente do Procon Recife, as equipes de fiscalização foram divididas para observar o cumprimento das exigências, em diferentes pontos comerciais do Recife. “Têm umas equipes que estão nos shoppings, e outras que estão no centro da cidade. Justamente para ver se estão cumprindo o protocolo, se todos os produtos têm o selo de procedência, se estão com o preço. É isso que é verificado na fiscalização”, disse.

Alerta

É importante lembrar que brinquedos sem o selo de certificação do Inmetro não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer às crianças. Assim, os produtos podem causar acidentes, como choques elétricos. E ainda causar intoxicações ou provocar alergias, por exemplo.

Denúncias

O consumidor que encontrar irregularidades durante a compra de brinquedos pode formalizar denúncias no site do Procon Recife, no telefone de atendimento ao consumidor (0800 2811 311), ou na sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, na Rua Carlos Porto Carreiro, nº 156, Derby-Recife. Os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento prévio, que deve ser realizado no site do órgão.