Eleições 2020

Jorge Federal (PSL) quer armar guarda municipal e colocar alunos da rede pública em escolas particulares em Olinda

Candidato do PSL fez críticas à gestão de Professor Lupércio e lançou suas propostas para melhorar a cidade

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 08/10/2020 às 11:18
Beto dlc/JC Imagem
FOTO: Beto dlc/JC Imagem

Durante participação na sabatina na Rádio Jornal nesta quinta-feira (8), Jorge Federal, candidato a prefeito de Olinda pelo PSL, disse que quer transformar algumas escolas municipais em creches e colocar os alunos em centros de ensinos particulares, através de um financiamento e parceria público-privada, para comprar as vagas na rede particular. Segundo ele, o objetivo é requalificar os espaços e ajudar a rede privada, que enfrenta uma crise com a pandemia do novo coronavírus.

“Como funciona o Profuni? Ele vai identificar as escolas que estão em condições ruins e nós vamos comprar vagas dentro da rede privada que está sendo sucateada, porque as pessoas perderam a condição de pagamento por conta de falta de emprego. Esses alunos, que estão com a mínima condição, vamos colocar dentro da escola privada. Como funciona isso? Uma parceria público e privada que faremos junto com as escolas públicas e vamos comprar as vagas", afirmou.

Jorge detalhou a proposta. “No plano, está dizendo que as escolas que estão em péssimas condições. Nós vamos requalificá-las e transformá-las em creches. Principalmente para atender às crianças que hoje têm a necessidade de creche muito grande. Olinda tem quase 50 mil crianças na idade de 6 a 12 anos e precisa, sim, de um atendimento melhor no ensino infantil e fundamental, mas temos também crianças que precisam de creche para a mãe trabalhar e estudar. Esse projeto do Profuni vai solucionar um problema muito grande. O ensino infantil é o principal ensino que existe dentro do conjunto da responsabilidade do poder público municipal com ensino que é justamente o infantil e o fundamental I e II. Por que o infantil? Porque ele é o que leva a criança a ser alfabetizada. Se nós tivermos um ensino infantil de boa qualidade, com estrutura boa, nós vamos chegar com o aluno com 7 anos de idade sabendo ler, escrever, somar, dividir multiplicar e subtrair. Que são as necessidades básicas para que o aluno possa desenvolver o seu processo de aprendizado."

 

Projetos para segurança e transporte público

Jorge Federal, que é vereador por Olinda e foi policial federal, trouxe para a sabatina suas propostas para a cidade caso seja eleito. Entre elas a criação de um anel A, que é a tarifa mais barata de ônibus, para linha do bairro do Rio Doce, além de dar passe livre para os estudantes olindenses nos ônibus.

“Os moradores de Rio Doce pagam a passagem mais cara. A gente quer trazer o anel A para Rio Doce. Queremos garantir o passe livre para os estudantes de Olinda.”

Outra solução para o problema da segurança pública em Olinda, de acordo com Jorge, é armar e capacitar os guardas municipais. "Quero abrir concurso público para guarda municipal, colocar a arma na mão. Segurança pública eu posso falar e eu sei falar. A guarda, sim, pode ajudar a segurança pública, o que falta é qualificar e dar estruturar e colocar nas ruas com boa administração."

Na área de lazer, Jorge Federal citou uma requalificação do Memorial Arcoverde como um centro esportivo e de lazer, além de investir nos campos de várzea da cidade. "O Memorial Arcoverde é um espaço de lazer para as pessoas e está abandonado. Um espaço bom que podia ser um grande centro cultural e de atividades esportivas para crianças e adolescentes. Eu quero restabelecer todos os campos de várzea, dar equipamento", afirmou.

Denúncia de desvios de recursos para covid-19

Ao fim da sabatina, Jorge Federal afirmou ter investigado um desvio de recursos para a cidade de Olinda para o combate à pandemia. “Eu quero falar dessa covid-19. Todo mundo quer escutar o que eu quero dizer, eu investiguei os R$ 13 milhões que o governo Federal mandou para Olinda. E houve superfaturamento em diversos contratos, a exemplo compra de máscara, compra de álcool em gel, aluguel de câmara hospitalares, cesta básica para os alunos. Mais de meio milhão foi superfaturado. A polícia Federal teve lá na prefeitura, pegando documentos e depoimentos das pessoas. Como é que, em uma pandemia, uma cidade sofrida, a prefeitura recebe recurso público e tenta desviar? Não desviou porque teve uma pessoa que fiscalizou e mandou para o Tribunal de Contas. Aqui não posso mostrar, mas temos quatro contratos que estão em auditoria especial. Isso é desvio de dinheiro público."

A reportagem da Rádio Jornal procurou a assessoria da Prefeitura de Olinda e aguarda resposta sobre a denúncia feita por Jorge Federal.

Confira a sabatina com Jorge Federal (PSL) na Rádio Jornal na íntegra: