DENÚNCIA

Acompanhantes filmam superlotação e sujeira no Hospital Otávio de Freitas

Hospital Otávio de Freitas está localizado na Zona Oeste do Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/10/2020 às 18:44
Reprodução
FOTO: Reprodução

O Hospital Otávio de Freitas, localizado no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, foi alvo de denúncias de pacientes e acompanhantes por conta da superlotação e dos problemas de infraestrutura. A unidade de saúde tem 600 leitos.

Acompanhantes fizeram fotos e vídeos da situação do hospital. As imagens registram a precariedade do atendimento no Hospital Otávio de Freitas. Pacientes deitados em macas amontados nos corredores junto com os acompanhantes, sem o distanciamento necessário para evitar infecção pelo novo coronavírus.

Um acompanhante, que preferiu não se identificar, conta que está em uma situação difícil com a mãe internada no hospital há uma semana. “[O hospital] Não suporta mais ninguém. Tudo amontoado, não tem distanciamento nenhum”, contou.

Os banheiros também se encontram em péssimo estado, sem a menor condição de uso, segundo as fotos enviadas pelo acompanhamento.

Veja o vídeo:

Nota do Hospital na íntegra

A direção do Hospital Otávio de Freitas (HOF) reconhece a alta demanda de pacientes na unidade de saúde, mas ratifica seu compromisso em acolher todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) admitidos no serviço, realizando o primeiro atendimento e, quando necessário, fazendo o encaminhamento para outros serviços de referências. A direção ressalta que está com a escala de profissionais completa, abastecida de medicamentos e insumos e realizando todos os trâmites necessários, como agilizando exames e procedimentos cirúrgicos, para dar rotatividade aos leitos

No local, que possui diversas especialidades, os usuários contam com o apoio de uma equipe multiprofissional, setor de exames e diagnóstico e salas de cirurgias, que estão em pleno funcionamento. A equipe de limpeza e manutenção também atua constantemente para fazer a higienização de todos os setores e, quando necessário, realizar os devidos reparos.