Pagamentos

Pix: Quase 25 milhões de chaves são cadastradas; entenda a ferramenta

Nesta primeira semana, criminosos aproveitaram para criar sites falsos de cadastramento das chaves do Pix

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 10/10/2020 às 13:54
Divulgação/Banco Central
FOTO: Divulgação/Banco Central

Nos cinco primeiros dias de cadastramento, 24.821.312 chaves foram registradas no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos operados pelo Banco Central (BC) que começará a funcionar em 16 de novembro.

O volume foi registrado das 9h de segunda-feira (5) até as 18h dessa sexta (9).

>> Pix tem mais de 3,5 milhões de chaves cadastradas; saiba como funciona

As chaves do Pix são uma combinação para que o cliente – pessoa física ou jurídica – possa pagar e receber dinheiro em até dez segundos. A chave é composta por uma das três informações, número de celular, e-mail ou CPF/CNPJ, que o correntista deverá digitar para fazer as transações.

Caso o cliente não queira cadastrar o celular, o e-mail, o CPF ou o CNPJ, pode pedir ao banco um EVP (sequência de 32 dígitos) como chave do Pix. Essa chave serve como apelido para identificar as contas do novo sistema de pagamentos.

>> "Não tomei conhecimento", diz Bolsonaro sobre Pix, novo método de pagamento criado pelo Banco Central

>> Mais de 3,5 milhões de chaves já foram cadastradas no Pix

>> Começa nesta segunda (5) registro de chaves digitais do Pix

>> Pix: saiba como funciona o novo sistema de pagamentos e transferências

Golpes

Nesta primeira semana, criminosos aproveitaram para criarem sites falsos de cadastramento das chaves do Pix. Os links são enviados por SMS, redes sociais ou e-mail. Onde será solicitado o download de aplicações maliciosas que dão acesso remoto ao aparelho das vitimas para captura de dados.

Ao clicar em uma dessas páginas, o usuário desavisado preenche um cadastro falso e insere dados pessoais ou baixa um aplicativo malicioso que dá acesso remoto de criminosos ao aparelho e rouba informações pessoais.

O Banco Central orienta os clientes a cadastrarem as chaves Pix apenas nos canais oficiais das instituições financeiras. O registro é feito somente nos aplicativos ou nos sites das próprias instituições dos bancos, das fintechs (startups do sistema financeiro), das cooperativas de crédito e das financeiras.

>> Eleições: TSE tem canal para denúncia de mensagens em massa no WhatsApp

>> Presidente do BC diz que deve autorizar pagamentos via Whatsapp

>> Criminosos aproveitam pandemia do coronavírus para aplicar golpes via WhatsApp; veja como se proteger

>> WhatsApp: Especialistas alertam para impactos de pagamentos no app

Custos

Para as pessoas físicas e para os microempreendedores, as transações serão gratuitas, exceto nos casos de recebimento de dinheiro pela venda de bens e de serviços. As pessoas jurídicas arcarão com custos. As tarifas dependerão de cada instituição financeira, mas o BC estima que será R$ 0,01 a cada dez transações.

O Pix servirá não apenas para transferências instantâneas de dinheiro como poderá ser usado para o pagamento de boletos, de contas de luz, de impostos e para compras no comércio. Com a ferramenta, será possível o cliente sacar dinheiro no comércio, ao transferir o valor desejado para o Pix de um estabelecimento e retirar as cédulas no caixa.