Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida é celebrada com devoção e prevenção à Covid-19

A festa na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece há 62 anos, precisou ser alterada, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/10/2020 às 12:17
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Esta segunda-feira (12) é marcada por homenagens a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. No bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, a paróquia abriu as portas, obedecendo aos protocolos de segurança e saúde, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O acesso dos devotos, que devem usar máscaras, também foi reduzido para que o distanciamento social seja cumprido.

>> Aeroportos, rodoviária e hotéis preveem mais movimentação no feriado

>> PRF reforça fiscalização nas rodovias para fim de semana prolongado

>> Saiba o que abre e fecha no Recife durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida

>> Confira os feriados prolongados em 2021 para compensar os 'cancelados' de 2020

>> Uso de máscara é raro em movimentação na praia de Boa Viagem no feriado de 07 de setembro

Movimentação

A igreja ficou cheia, na manhã desta segunda-feira (12). No dia de Nossa Senhora Aparecida, centenas de fiéis foram até a paróquia, que é a mais antiga da Arquidiocese de Olinda e Recife, dedicada à padroeira do Brasil, render graças à santa.

Programação

Pelo menos, quatro missas estão programadas para acontecer, ao longo do dia. A última delas, às 16h, será celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Mudanças e segurança

A festa, que acontece há 62 anos, precisou ser alterada, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A igreja, que pode comportar até 1200 pessoas, recebeu apenas 350 fiéis, que garantiram a presença, através de um aplicativo de celular.

Todos de máscaras e respeitando o distanciamento social. Totens de álcool em gel também estavam espalhados por toda a paróquia.

Quem não conseguiu garantir uma vaga no templo religioso, pode acompanhar as missas, que estão sendo transmitidas pelas redes sociais da igreja.

A tradicional procissão também precisou ser cancelada. No lugar dela, acontecerá uma carreata, prevista para sair da paróquia por volta das 18h, logo depois da missa de encerramento, celebrada por Dom Fernando Saburido, às 16h.