OPORTUNIDADE

Fim de ano traz vagas de emprego no mercado de trabalho de Pernambuco

Caixa e vendedor são os postos de trabalho mais demandados pelos setor do comércio durante o período de festas

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 13/10/2020 às 16:16
Pedro Ventura/Agência Brasil
FOTO: Pedro Ventura/Agência Brasil

O desemprego tem assombrado e tirado o sono e o sustento de muitas famílias ao redor do país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já perdeu pouco mais de 7 milhões de postos de trabalho em três meses de pandemia da covid-19. Esse cenário inclui ainda uma mão de obra subutilizada.

Até umas semanas atrás, Paulo Augusto, de 44 anos, se encaixava nessa realidade. Estava desempregado há dois meses. Mas com a chegada do fim do ano, conseguiu uma das seis vagas temporárias oferecidas por uma loja de calçados localizada no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O mais novo ex-desempregado, que agora atua como vendedor, conta que essa é uma grande oportunidade, pois já estava com problemas para sustentar a própria família.

“Principalmente nesse tempo de pandemia, que estava complicado, mesmo. Aí apareceu essa oportunidade aqui, e eu vou tentar o máximo para segurá-la, para ficar efetivo aqui na empresa”, disse Paulo Augusto.

Juliete Ribeiro é uma das várias provas de efetivação no setor. Ela entrou como temporária no fim do ano passado e atualmente está contratada. “Fui desenvolvendo meu trabalho na loja, eles gostaram de mim e eu fiquei efetiva”, explicou.

Qualificação profissional

A Agência do Trabalho retomou as atividades no dia 21 de setembro e já foram ofertadas 6.326 vagas, como as da loja de calçados. Destas, 302 foram temporárias. Com a aproximação do fim de ano, essa oferta deve aumentar ainda mais. Por isso é importante se qualificar, como explica o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.

“A maioria é no comércio e na indústria. Caixa, vendedor, são esses os perfis mais procurados. Então a gente sempre orienta a qualificação, a gente sempre faz vários cursos direcionados ao mercado”, destacou.

Como se candidatar à uma vaga

Para se candidatar às vagas ofertadas pela Agência do Trabalho para o período, as pessoas devem agendar atendimento no site da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado.