PANDEMIA

Me senti muito segura, diz aluna em volta às aulas presenciais da rede privada de Pernambuco

Após briga judicial, volta às aulas presenciais da rede privada de Pernambuco foi liberada

Atualizada às 16h25
Atualizada às 16h25
Publicado em 13/10/2020 às 14:17
Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem

Alunos do terceiro e segundo ano do ensino médio da rede particular de ensino de Pernambuco voltaram às aulas presenciais, nesta terça-feira (13), depois de sete meses afastados. O retorno fica a critério das unidades.

Em uma unidade de ensino particular no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, 160 alunos retornaram às salas de aula. Em frente ao colégio, funcionários equipados com todo material de proteção controlavam a entrada dos estudantes. A partir de agora, eles precisam higienizar os pés em tapetes sanitizantes e concluir todas as etapas do protocolo de segurança para acessar as dependências da escola.

Leia também >> Estudantes se preparam para volta às aulas presenciais em Pernambuco

Governo de Pernambuco libera aulas presenciais no ensino médio

Infectologista diz que retomada das aulas em Pernambuco está sendo feita de maneira errada

Professores fazem ato simbólico contra retomada das aulas em Pernambuco

Alunos ou funcionários com temperatura acima de 37,5º são orientados a preencher um formulário e não podem permanecer no colégio, como detalha a diretora de ensino da unidade, Daniela Teobaldo. “A gente tem que notificar a Anvisa, preencher um formulário, precisamos notificar. E, em caso de estudante, a gente liga para a família para que possa vir buscar o estudante e ele não esteja junto com o grupo”, explicou.

Fernanda Leal é aluna do terceiro ano. Ela estava na expectativa para a volta e conta que está preparada para o novo normal. “Me senti muito segura e acolhida pela escola”, disse.

Retorno escalonado

A retomada das aulas presenciais nas escolas particulares acontece de forma gradual. Nesta terça-feira, além do terceiro ano do ensino médio, também retornaram às atividades os alunos do segundo ano.

Já no próximo dia 20 será a vez dos estudantes do primeiro ano voltarem às salas de aula.
Neste reinício, as aulas acontecem de forma híbrida, ou seja, enquanto uma turma assiste aula no colégio outra parte acompanha de casa.

O estudante do terceiro ano Joao Victor acredita que assistindo às aulas em sala de aula estará mais seguro para as provas do Enem. “Querendo ou não, tem gente que não se adapta ao modelo EAD. A volta às aulas presenciais pode ajudar a quem não tá conseguindo o aprendizado para o Enem e deixar a gente mais preparado”, comentou.

Em uma outra escola no bairro de Casa Forte os funcionários fizeram um corredor para receber os estudantes. De acordo com a direção do colégio, mais de 200 alunos do segundo e terceiro ano compareceram às salas de aula.

Escolas públicas

Já na rede estadual de ensino, as escolas seguem com as aulas remotas enquanto são realizadas vistorias nas unidades de ensino. Os professores e a Secretaria de Educação de Pernambuco firmaram um acordo onde a data de retorno será a partir do dia 21 deste mês. Os trabalhadores agendaram uma assembleia para a próxima segunda-feira (19) para avaliar o cenário.