Capacitação

Agricultoras realizam capacitação na Mata Norte de Pernambuco

Associação comunitária foi transformada em um espaço para oferecer cursos à população local

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 19/10/2020 às 7:26
Divulgação
FOTO: Divulgação

Ampliar a cadeia produtiva de base familiar, pensar em novas estratégias para agregar valor aos produtos agrícolas e incentivar maior segurança alimentar às famílias. Esses foram os desafios que motivaram as agricultoras do Assentamento Panorama a buscarem capacitação. Situada na área rural de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, parte da sede da associação comunitária foi transformada em um espaço para oferecer cursos à população local.

Mais de seis formações na área de culinária foram ministradas a cerca de 20 mulheres, dentro de um ano. O trabalho foi possível graças a uma parceria realizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que disponibilizou os professores. E a grande responsável pela iniciativa foi a presidente da Associação dos Moradores de Panorama, dona Creuza Maria Fernandes, de 73 anos. Vivendo no assentamento há quase três décadas, ela diz que a ideia nasceu do desejo de ver a comunidade se desenvolver.

“Olha, a ideia que eu tive de buscar essa capacitação foi pra melhorar a vida das agricultoras desse assentamento, para poder viver bem e valorizar também o assentamento.”

Para estruturar o espaço com eletrodomésticos e outros equipamentos, a associação recebeu doações da comunidade e de comerciantes. Além de continuar com as capacitações, as mulheres planejam implementar uma panificadora. Com isso, pretendem estender a distribuição dos produtos para atender a demanda urbana de Timbaúba. No que depender da dona Creuza, não vai faltar empenho para realizar os projetos.

“As próximas ações é continuar na luta, trazendo cursos e outras coisas mais que possam melhorar a vida e a renda da família”, disse Creuza.

O assentamento panorama é administrado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco, o Iterpe, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado. Com 540 hectares de área total, produz alimentos diversificados. O cultivo é feito pelas famílias assentadas e os produtos abastecem a feira livre do município, como afirma o presidente do Iterpe, Altair Patriota.

“Responsável por abastecer as feiras do município de Timbaúba, o Assentamento Panorama tem uma das lideranças mais expressivas na história das lutas camponesas da Mata Norte de Pernambuco, dona Creuza. Suas iniciativas para promover cada vez mais a inserção social e econômica das famílias assentadas são um exemplo e inspiração para outros assentamentos e comunidades rurais do estado e para todos nós”, afirmou Patriota.

O Panorama foi criado há mais de 20 anos, depois que parte da antiga Usina Aliança foi transformada em assentamento estadual. Em 2017, a comunidade rural recebeu 180 títulos de concessão do governo do estado. A entrega impactou a regularização total de famílias que vivem nas parcelas de terra. Segundo dados do Incra e do Iterpe, em Pernambuco, existem hoje 327 assentamentos rurais, envolvendo mais de 23 mil famílias.

Ouça a reportagem de Betânia Ribeiro: