Internacional

Venezuela: Maduro anuncia ampla reabertura do comércio

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (19); reabertura inclui locais de diversão noturna e praias, fechados desde meados de março devido à pandemia do novo coronavírus

ABr- RTP
ABr- RTP
Publicado em 19/10/2020 às 8:16
TV do governo venezuelano
FOTO: TV do governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou uma ampla reabertura do comércio e demais atividades econômicas no país a partir desta segunda-feira (19), incluindo locais de diversão noturna e praias, fechados desde meados de março devido à pandemia do novo coronavírus.

"A curva das infeções achatou-se e está descendo cada vez mais", disse, nesse domingo (18), Nicolás Maduro, antes de explicar os setores que vão voltar a funcionar após sete meses de fechamento, desde que foram detectados os primeiros casos e imposta uma quarentena em todo o país.

Leia também: Bolívia: Luis Arce assume vitória do resultado oficial das eleições

Quase 40 refugiados venezuelanos em uma casa no Recife

Venezuelano que trabalha no Recife como barbeiro se emociona com amistoso nos Aflitos

Maduro indica que se manterá no poder

Locais que reabrirão

A lista de reabertura inclui lojas de brinquedos, de móveis, pequenos outlets de diversos tipos, confeitarias, ourivesarias, casas de penhores, floriculturas, viveiros, restaurantes, cafés, e perfumarias, estabelecimentos que em alguns casos já começaram a funcionar apesar da proibição do governo.

Maduro anunciou que também serão reabertas lojas dedicadas exclusivamente à venda de licores, assim como espaços de diversão noturna e parques de diversões ou temáticos.

A decisão inclui ainda spas, praias, pousadas, hotéis, eventos públicos em espaços abertos, drive-ins e outras atividades ao ar livre.

Sobre a reativação dos órgãos do Estado, Maduro anunciou que vão reabrir os serviços de identificação e imigração, ligados ao transporte terrestre e à defesa dos consumidores.

"Que ninguém baixe a guarda, não podemos reclamar vitória", insistiu o presidente, que pediu aos cidadãos para continuarem a usar máscaras e a manter o distanciamento social, a fim de aliviar outras restrições em dezembro, quando pretende reiniciar os voos internacionais.

A Venezuela somou 347 casos do novo coronavírus e cinco mortes nesse domingo, elevando o total para 736 mortes e 86.636 infetados desde o início da pandemia.