vacinação antirrábica

Vacinação antirrábica em animais domésticos começa neste sábado (24) no Recife

Este ano, a vacinação será feita tanto em postos fixos quanto de “porta em porta”

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 23/10/2020 às 9:13
Pixabay
FOTO: Pixabay

A partir deste sábado (24), começa a vacinação antirrábica na cidade do Recife. Este ano, a imunização de cães e gatos ocorre de uma forma diferente por conta da pandemia da covid-19. Ela será distribuída tanto de “porta em porta” quanto em postos fixos. Ou seja, quem não quiser se dirigir a um local para vacinar seus animais de estimação, os agentes de vigilância ambiental irão até a residência para aplicar a vacina nos bichos.

Este ano também as áreas estão divididas. Neste sábado (24), os bairros de Boa Vista e Encruzilhada são os locais que começam recebendo as primeiras doses. E, assim por diante, até o dia 5 de dezembro.
Segundo o gerente de vigilância ambiental, Jurandir Almeida, os dois bairros que iniciam a vacinação serão os primeiros, pois confirmaram casos de raiva.

“Esses bairros foram escolhidos primeiro por terem ocorrido neles casos de raiva animal. Então nos lugares que tiveram casos de raiva anteriores será realizado o porta a porta a partir dos pontos de identificação desse animal”, explicou.

O gerente destacou quais serão os próximos locais do Recife a receberam os pontos de vacinação antirrábica.

“Na semana posterior, nós teremos postos distribuídos de forma a dar facilidade a todos se deslocarem com seus animais. Os próximos pontos serão os distritos três e sete, que correspondem a Zona Norte do Recife. Vai do Derby até os bairros de Casa Amarela. Já a vacinação da Zona Sul está previsto para 5 de dezembro que é a última etapa da campanha de Recife”, esclareceu.

De acordo com Jurandir, não há necessidade de comprovação de residência todos estão livres para irem a qualquer ponto de vacinação distribuídos pela cidade.

Animais de rua

Em relação aos animais de rua, o gerente disse que uma estratégia está sendo pensada.

“Para animais de rua, pensamos em uma estratégia de colaboração com ONGs, com tutores, porque os animais de alguma forma têm referência. São animais que habitam uma praça, então temos facilidade com essas pessoas que já tem algum contato com eles para que a vacinação seja realizada”, disse.

Doses

Nesta campanha, estão disponíveis 150 mil doses da vacina. Segundo Jurandir, é esperado que a quantidade seja suficiente para todos os animais, sem falta.

Raiva

A raiva que também pode ser chamada de hidrofobia e é uma doença de infecciosa, causada por um vírus do gênero “Lyssavirus”.

Ela é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, o que causa um grande inchaço no cérebro e, por isso, a doença é considerada grave, e possui um alto nível de letalidade.

A transmissão acontece para o ser humano através de saliva de animais infectados pelo o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a doença e morder, lamber ou arranhar um alguém, essa pessoa terá chances de contrair a raiva.

É por isso que a vacinação contra a raiva é de extrema importância, ela é melhor forma de prevenir o contágio da raiva e os pets precisam ser vacinados ao menos uma vez por ano.

Segundo Jurandir a raiva é transmitida para os animais através de morcegos.

“A existência de um caso de raiva em um morcego onde um animal esteja brincando e acabe caçando um deles é importante estar vacina pois este morcego pode transmitir o vírus, então se ele tiver imunizado não irá contrair a doença nem alimentando nenhuma cadeia de transmissão”, relatou.

Como identificar a raiva no animal

Um animal que estiver infectado pela raiva tem tendência a mudar de comportamento.

“São mudanças neurológicas que mudam o comportamento, se isso acontecer é preciso procurar um veterinário ou o centro de vigilância ambiental de Recife que faremos toda a investigação”, explicou o gerente.

Postos fixos de vacinação antirrábica de 26 a 30 de outubro

Distrito sanitário 1

Praça da Periquita - Rua Braço do Norte, Joana Bezerra
Clube da Mocidade - Avenida Central, s/n, São José Comunidade
João Paulo II - Rua Ana Bezerra, nº 642, São José. Ponto de referência: sob o viaduto Joana Bezerra
Praça do Campo - Santo Rua do Pombal, Santo Amaro. Ponto de referência: em frente ao Cemitério de Santo Amaro e ao lado do Sesc
Praça Matarazzo - Rua Padre Venâncio, Coelhos. Ponto de referência: próximo à USF Coelhos I, em frente ao número 14 A
Santo Amaro - Avenida Jayme da Fonte, s/n. Ponto de referência: próximo ao Campo do Onze

Distrito sanitário 2

Praça de Campo Grande - Estrada de Belém, s/n, Campo Grande
Praça Tertuliano Feitosa - Rua Fonseca de Oliveira, s/n, Hipódromo
Estádio do Santa Cruz - Avenida Beberibe, nº 1.285, Arruda
Praça da Rádio Capibaribe - Rua Coronel Urbano de Sena, s/n, Campina do Barreto
Praça Castro Alves - Rua Pastor Benoby, Encruzilhada
Mercado de Água - Fria Rua Japaranduba, s/n, Bomba do Hemetério
Creche Zacarias - Rua Aníbal Benévolo, n° 1.497, Linha do Tiro Praça
Chayene Avenida - Beberibe, s/n, Porto da Madeira
Escola Estadual Padre Nércio - Avenida Uriel de Holanda, s/n, Linha do Tiro
Residência Sra. Margarida - Rua Dorândia, n° 302, Dois Unidos

Ouça a reportagem de Juliana Oliveira: