volta às aulas

Alunos da rede pública de Pernambuco começam retorno às aulas presenciais

Estudantes do 3º ano foram os primeiros a voltarem à sala de aula

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 26/10/2020 às 12:24
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O início do retorno oficial dos 81 mil alunos da rede pública do Estado aconteceu nesta segunda-feira (26). Os primeiros a voltarem foram os estudantes do 3º ano do ensino médio. Nesta terça-feira (27), será a vez dos estudantes do segundo ano retornarem às aulas.

A retomada das aulas na rede estadual de ensino estava prevista para o dia 6 de outubro, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) conseguiu uma liminar na Justiça, suspendendo a reabertura. Com nova data marcada para o último dia 21 de outubro, a categoria decidiu em nova assembleia decretar greve na véspera.

No Ginásio Pernambucano, localizado no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, o ambiente na entrada seguia todos os protocolos de segurança.

Um funcionário aferia a temperatura e um totem de álcool em gel foi disponibilizado para os alunos. Alguns estudantes relataram como se sentiram nesse retorno presencial.

“A pessoa quer conversar com os outros e não pode quer dar um abraço. Mas, mesmo assim, assistir às aulas com os amigos na sala de aula é melhor”, disse o estudante Vitor Edson.

“A saudade de todo mundo é maior e, mesmo com esses tempos que estamos passando, tomamos cuidado e estudamos”, afirmou a aluna Maria Vitória.

Ouça a reportagem de Mônica Ermírio: