- Após infecções de estudantes de escolas privadas, Sinpro entra na Justiça para suspender aulas presencias
- Recife registra nova escola particular com caso de covid-19 após volta às aulas
- Volta às aulas: pesquisadora diz que menor taxa de transmissão da covid-19 seria mais seguro
- Alunos da rede pública voltam às aulas nesta quarta-feira (21) em Pernambuco
- Covid-19: escola particular do Recife suspende aulas presenciais após infecções
O início do retorno oficial dos 81 mil alunos da rede pública do Estado aconteceu nesta segunda-feira (26). Os primeiros a voltarem foram os estudantes do 3º ano do ensino médio. Nesta terça-feira (27), será a vez dos estudantes do segundo ano retornarem às aulas.
A retomada das aulas na rede estadual de ensino estava prevista para o dia 6 de outubro, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) conseguiu uma liminar na Justiça, suspendendo a reabertura. Com nova data marcada para o último dia 21 de outubro, a categoria decidiu em nova assembleia decretar greve na véspera.
No Ginásio Pernambucano, localizado no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, o ambiente na entrada seguia todos os protocolos de segurança.
Um funcionário aferia a temperatura e um totem de álcool em gel foi disponibilizado para os alunos. Alguns estudantes relataram como se sentiram nesse retorno presencial.
“A pessoa quer conversar com os outros e não pode quer dar um abraço. Mas, mesmo assim, assistir às aulas com os amigos na sala de aula é melhor”, disse o estudante Vitor Edson.
“A saudade de todo mundo é maior e, mesmo com esses tempos que estamos passando, tomamos cuidado e estudamos”, afirmou a aluna Maria Vitória.
Ouça a reportagem de Mônica Ermírio: