crianças e adolescentes

Pernambuco libera aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental na rede privada

Nesta quinta (29), pais e diretores de escolas privadas protestaram pela retomada das aulas presenciais no ensino fundamental e na educação infantil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/10/2020 às 17:44
Day Santos/TV Jornal
FOTO: Day Santos/TV Jornal

O Governo de Pernambuco liberou as aulas presenciais do ensino fundamental e da educação infantil na rede privada a partir do dia 10 de novembro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, na tarde desta quinta-feira (29), em coletiva de imprensa. No entanto, as aulas presenciais na rede pública para o ensino fundamental e educação infantil continuam suspensas.

Segundo o secretário, a rede privada dará esse passo por já ter concluído a retomada de todas as turmas do ensino médio às salas de aula. O governo avaliou como positivo o processo da rede privada e explicou que os pais poderão escolher mandar, ou não, os filhos para as escolas. “As escolas cumpriram bem o protocolo, o que nos permite dar um próximo passo. A partir disso, estaremos autorizando a retomada das aulas presenciais para aquelas famílias que autorizarem os filhos para os anos finais do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano, a partir do dia 10 de novembro. A partir do dia 17 de novembro, estará autorizada a retomada para os anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano. Na última etapa, nós estaremos autorizando a retomada da educação infantil, a partir do dia 24 de novembro”, detalhou.

O decreto do Governo de Pernambuco que suspendia as aulas presenciais nessas fases da educação básica se encerra no próximo sábado (31).

Rede pública

O secretário Fred Amâncio justificou que a rede pública ainda está em processo de retomada das aulas presenciais do ensino médio e só após a conclusão desta etapa será possível avaliar a possibilidade de liberar o ensino fundamental e a educação infantil.

Confira a coletiva completa: