PANDEMIA

Em Fernando de Noronha, turistas são presos após falsificar exames da covid-19

Fernando de Noronha reabriu a ilha para todos os turistas no último dia 10 de outubro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/10/2020 às 15:08
RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO
FOTO: RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO

A Polícia Civil prendeu, em Fernando de Noronha, quatro turistas de Araguaína, no Tocantins, por falsificarem exames da covid-19, nesta quinta-feira (29). O juiz André Carneiro de Albuquerque Santana atendeu a um pedido do Ministério Público e decretou a prisão preventiva dos dois homens e das duas mulheres. Os turistas foram enquadrados nos crimes de falsificação de documento, uso de documento falsificado e associação criminosa.

Leia também >> Fernando de Noronha registra mais 6 infectados pela covid-19 na ilha

Homem é transferido de Noronha para o Recife com insuficiência respiratória aguda grave

No dia de abertura total, turista testa positivo para a covid-19 ao desembarcar em Fernando de Noronha

Secretário de Turismo de Pernambuco fala sobre recuperação e volta de atividades turísticas

Covid-19: pesquisa revela que 47,5% das pessoas temem viajar de avião

De acordo com a administração de Fernando de Noronha, os visitantes desembarcaram em um jato particular na
última quarta-feira (28) e apresentaram exames coletados no dia 25 de outubro. Como o protocolo exige que o teste seja realizado um dia antes do embarque, os turistas foram colocados em quarentena até apresentarem novos exames realizados na ilha. No momento da coleta, na pousada, os visitantes se negaram a fornecer as amostras, alegando que tinham feito outros testes no mesmo dia do embarque e que aguardavam os resultados. Sendo assim, o material não foi coletado. Na quinta-feira (29), apresentaram os supostos exames que teriam feito, mas as datas não batiam.

“Nós desconfiamos da autenticidade dos exames porque a data da coleta, nos documentos apresentados pelos turistas, era muito distante da data de cadastro do usuário para a realização do exame no laboratório. Então, alertamos o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de PE, que acionou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins, onde fica o laboratório onde os testes foram realizados. Na checagem dos registros originais no laboratório, foi constatado que a data da coleta, no exame apresentado pelos turistas em Noronha, tinha sido adulterada para se enquadrar ao protocolo de entrada na ilha”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde do arquipélago, Fernando Magalhães, em nota enviada à imprensa.

Os quatro turistas serão submetidos a novos exames do tipo RT-PCR para detectar se há presença do novo coronavírus ainda nesta sexta-feira (30).

Casos de covid-19 acendem alerta após reabertura total para turistas

No último dia 10 de outubro, Fernando de Noronha reabriu a ilha para todos os turistas. Desde então, o número de casos da covid-19, que havia zerado, passou a crescer. Até o momento, já foram registrados 16 novos infectados. No início desta semana, a Secretaria Estadual de Saúde reforçou a equipe de vigilância em saúde foi reforçada com mais cinco profissionais. No desembarque no aeroporto Governador Carlos Wilson é feita a checagem dos exames apresentados pelos visitantes. Caso haja alguma inconsistência na documentação, é feita uma verificação de autenticidade.

"Se faz necessário um rigor na fiscalização da entrada de turistas. Não podemos tolerar o descumprimento do protocolo. Ele foi elaborado para garantir a segurança não só dos moradores mas também dos próprios turistas que visitam a ilha. Todos os nossos esforços são no sentido de evitar a circulação do vírus na ilha. É preciso que todos sejam fiscais dos protocolos, para que a ilha possa permanecer aberta para todos, fazendo nossa economia girar. Porém, o mais importante é preservar a vida das pessoas”, disse o administrador da ilha, Guilherme Rocha, também via nota.

Protocolos de segurança

Para que seja permitido o acesso à Fernando de Noronha, os visitantes que não tiveram a covid-19 precisam cumprir um rigoroso protocolo, numa tentativa de evitar a proliferação da doença na ilha. Dentro das regras estabelecidas, é necessário realizar um exame do tipo RT-PCR um dia antes do embarque, ou na própria data da viagem. A apresentação do documento com o resultado negativo deve ser feita no momento do desembarque, no aeroporto de Noronha.

Caso o resultado não saia a tempo, o turista precisa ficar em quarentena na pousada até receber o resultado do teste. Na saída da ilha, o mesmo exame precisa ser repetido antes do embarque. Esse exame da saída é realizado
pela equipe de vigilância em saúde e custeado pelo Governo do Estado. Caso o turista que mais de cinco dias, o exame precisa ser feito no quinto dia da viagem, no Posto de Saúde da Família.